É o primeiro eclipse lunar de 2023 e entre as regiões onde vai poder ser visto está o continente europeu, com Portugal incluído no rol de países contemplados, mas não todo o território. O evento desta sexta-feira é penumbral, ou seja, afeta a Lua de forma subtil, que perderá ligeiramente o seu brilho.

Uma faixa do Centro e o Sul de Portugal serão as regiões do país onde é possível observar o eclipse, com apenas seis minutos de tempo útil de observação, com a Lua a ficar “mais discreta” entre as 20h25 e as 20h31.

O próximo eclipse lunar será parcial e vai acontecer a 28 de outubro, igualmente visível a partir da Europa, África, Ásia, mas também da América do Norte e de grande parte da América do Sul, entre outras regiões.

Há poucos meses, em novembro, houve um eclipse lunar total, mas  nem todos o puderam ver diretamente. Valeram os registos através das lentes telescópicas e fotográficas espalhadas um pouco por todo o mundo que pode recordar na galeria de imagens. Outro do género só em 2025.

Clique nas imagens para ver os detalhes

De referir com este tipo de fenómenos tem sempre transmissão garantida em plataformas digitais como o Virtual Telescope, para quem não possa acompanhar a partir da sua localização.

O astrofotógrafo Miguel Claro aproveita a ocasião para partilhar um vídeo em time lapse criado a partir de imagens captadas a 16 de maio de 2022, que pretende mostrar “a sensação mais profunda de experimentar o momento incrível em que a lua passa pela sombra da Terra, dando ao satélite natural um tom vermelho-sangue durante um eclipse lunar total”.

O filme também quer revelar, de alguma forma, "o forte sentimento e emoção que se experiencia no ambiente que nos rodeia durante este evento celestial, quando estamos sob a verdadeira escuridão de um céu pristino estrelado, como o de Mértola, no território Dark Sky, Alqueva, Portugal", acrescenta Miguel Claro.