As norte-americanas Christina Koch e Jessica Meir vão sair juntas da Estação Espacial Internacional (ISS) para substituírem uma unidade de carga e descarga de baterias. Está previsto que a intervenção aconteça por volta das 07:50 ET (cerca das 12:50 em Lisboa), mas a transmissão em direto da NASA arranca uma hora antes, às 06:50 (11:50).

Já várias mulheres astronautas participaram em passeios espaciais, mas sempre acompanhadas de elementos masculinos da equipa.

Em março, a NASA anunciou que, pela primeira vez, seria formada uma equipa “de exterior” só no feminino, mas dias antes da intervenção, uma das astronautas teve de ser substituída, porque a bordo da ISS havia apenas um fato de astronauta do tamanho adequado.

O passeio espacial só de mulheres ficou na altura planeado para 21 de outubro, mas entretanto teve que ser antecipado devido a urgência de substituir a unidade de descarga de bateria com defeito.

Refira-se que a soviética Svetlana Savistskaya foi, em 1984, a primeira mulher a sair da ISS para “passear” no Espaço. A cosmonauta estava na altura acompanhada do colega Vladimir Dzhanibekov.