A Amazon continua a fazer progresso no seu Project Kuiper, que ambiciona ser o próximo “rival” da Starlink da SpaceX e que prevê colocar em órbita mais de três mil satélites de Internet. Agora, a empresa revela que vai lançar os seus dois primeiros protótipos de satélites no último trimestre de 2022, que seguirão à “boleia” do foguetão RS1 da ABL Space Systems.

Em comunicado, a empresa explica que, no início desta semana, submeteu um pedido de licença à Federal Communications Commission (FCC) para lançar e operar dois protótipos de satélites para o Project Kuiper.

O KuiperSat-1 e o KuiperSat-2 afirmam-se como “um passo importante” no desenvolvimento do projeto e, de acordo com a Amazon, permitirão testar os sistemas e redes de comunicação que serão usados na versão final dos equipamentos, ajudando também a perceber a linha de procedimentos necessária para quando forem lançados mais satélites.

Segundo Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Project Kuiper, todos os sistemas apresentam bons resultados nos testes em laboratório e em condições simuladas. “Em breve estaremos prontos para ver como funcionam no Espaço”, afirma o responsável.

Amazon | Project Kuiper | Sequência de teste dos protótipos KuiperSat-1 e KuiperSat-2
créditos: Amazon

Os protótipos KuiperSat-1 e KuiperSat-2 incluem muita da tecnologia que fará parte da versão final dos satélites do Project Kuiper, como o próprio design, antenas, sistemas e modems. A Amazon detalha que a equipa a cargo do projeto vai conduzir uma série de testes aos serviços de Internet através dos protótipos.

Tendo em conta a problemática do lixo espacial, a empresa afirma que ambos os protótipos foram concebidos para saírem da sua órbita assim que a missão terminar e que serão tomadas medidas adicionais para evitar e mitigar o risco de detritos orbitais.

Project Kuiper: Amazon já tem autorização da FCC para lançar a constelação com mais de 3 mil satélites
Project Kuiper: Amazon já tem autorização da FCC para lançar a constelação com mais de 3 mil satélites
Ver artigo

A equipa compromete-se ainda a trabalhar em colaboração com astrónomos e outras entidades do setor para reduzir a visibilidade da constelação de satélites Kuiper. Além disso, um dos protótipos incluirá uma espécie de “escudo solar” para ajudar os especialistas a perceber se esta é uma forma eficaz de mitigar o problema.

Recorde-se que, ainda em julho de 2020, a Amazon recebeu “luz verde” da FCC para lançar os 3.236 satélites do Project Kuiper. Para manter a sua licença, a empresa terá de lançar metade da sua constelação até 2026, colocando os restantes satélites em órbita até 2029.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.