Como realçado pela ULS São João em comunicado, o marco alcançado traduz o sucesso do investimento e da introdução do programa, através do primeiro robot cirúrgico adquirido pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A primeira cirurgia realizada com recurso ao robot-cirurgião, a 30 de janeiro de 2023, foi uma prostatectomia radical (remoção da próstata), pelo Serviço de Urologia. Na mesma semana que marcou um ano desde a primeira intervenção deste tipo, o Serviço de Urologia atinge também a marca das 100 prostatectomias radicais robóticas.
Desde janeiro do ano passado, foram incluídas outras especialidades cirúrgicas ao Programa de Cirurgia Robótica, com intervenções que vão de nefrectomias, cistectomias e histerectomias (remoção do rim, bexiga e útero, respetivamente) a múltiplos tipos de cirurgias oncológicas, além de cirurgias da parede abdominal complexa.
A ULS São João destaca também a mastectomia poupadora de pele e de mamilo bilateral, com reconstrução mamária imediata, uma cirurgia inovadora realizada em outubro de 2023, pelo cirurgião francês Benjamin Sarfati, especialista em oncologia mamária, que permitiu ensinar a utilização da Robótica na Cirurgia Plástica.
O projeto europeu TEF-HEALTH conta com a participação da ULS São João, através do qual vai disponibilizar meios de testagem e de experimentação na área de Robótica e Inteligência Artificial, para apoiar Pequenas e Médias Empresas no desenvolvimento de novas soluções para o mercado da Saúde.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários