O rover Perseverance da NASA aterrou em Marte em fevereiro de 2021 e, desde então, tem estado ocupado a recolher amostras em busca de sinais de vida antiga no planeta. No início de agosto foi recolhida uma nova amostra do Planeta Vermelho e a NASA dá agora a conhecer mais detalhes sobre as descobertas feitas pelo rover.

A amostra, que toma o nome Bearwallow, foi recolhida a 3 de agosto, a partir de uma rocha localizada em Delta Font, durante a segunda campanha da missão do Perseverance, que começou em abril deste ano.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre as amostras recolhidas

Ao todo, o Perseverance já recolheu 13 das 38 amostras previstas, incluindo uma da atmosfera do Planeta Vermelho. Note que, como explica a NASA, dos 43 tubos a bordo cinco deles são de controlo, tendo sido concebidos para verificar se o processo de recolha não está a ser contaminado inadvertidamente por partículas vindas da Terra que estejam no rover.

Recorde-se que à medida que a missão avança, a NASA está a alinhar os planos para o envio das amostras para a Terra e, recentemente, revelou que completou mais uma fase do Mars Sample Return Program, num processo que contou com o contributo da agência espacial europeia (ESA).

Amostras recolhidas pelo rover Perseverance em Marte podem chegar à Terra em 2033
Amostras recolhidas pelo rover Perseverance em Marte podem chegar à Terra em 2033
Ver artigo

 De acordo com os planos atualizados, o rover vai deixar as amostras na superfície marciana para que sejam recolhidas pelo veículo Sample Retrieval Lander, com a ajuda do Sample Transfer Arm e de dois helicópteros, com um design semelhante ao do Ingenuity.

Os instrumentos serão utilizados para transferir as amostras para o Mars Ascent Vehicle, que tem como missão transportá-las para o Espaço. Com as amostras a bordo, protegidas no interior de um contentor, o Mars Ascent Vehicle partirá para o Espaço, lançando-as depois na órbita marciana. O Earth Return Obiter da ESA apanhará o contentor que contém as amostras, trazendo-o de volta para a Terra.

As datas de lançamento do Earth Return Orbiter e do Sample Retrieval Lander estão previstas para o Outono de 2027 e para o Verão de 2028, respetivamente. Espera-se que as amostras recolhidas pelo Perseverance cheguem à Terra em 2033.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.