
O rover Perseverance da NASA aterrou em Marte em fevereiro de 2021 e, desde então, tem estado ocupado a recolher amostras em busca de sinais de vida antiga no planeta. No início de agosto foi recolhida uma nova amostra do Planeta Vermelho e a NASA dá agora a conhecer mais detalhes sobre as descobertas feitas pelo rover.
A amostra, que toma o nome Bearwallow, foi recolhida a 3 de agosto, a partir de uma rocha localizada em Delta Font, durante a segunda campanha da missão do Perseverance, que começou em abril deste ano.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre as amostras recolhidas
Ao todo, o Perseverance já recolheu 13 das 38 amostras previstas, incluindo uma da atmosfera do Planeta Vermelho. Note que, como explica a NASA, dos 43 tubos a bordo cinco deles são de controlo, tendo sido concebidos para verificar se o processo de recolha não está a ser contaminado inadvertidamente por partículas vindas da Terra que estejam no rover.
Recorde-se que à medida que a missão avança, a NASA está a alinhar os planos para o envio das amostras para a Terra e, recentemente, revelou que completou mais uma fase do Mars Sample Return Program, num processo que contou com o contributo da agência espacial europeia (ESA).
De acordo com os planos atualizados, o rover vai deixar as amostras na superfície marciana para que sejam recolhidas pelo veículo Sample Retrieval Lander, com a ajuda do Sample Transfer Arm e de dois helicópteros, com um design semelhante ao do Ingenuity.
Os instrumentos serão utilizados para transferir as amostras para o Mars Ascent Vehicle, que tem como missão transportá-las para o Espaço. Com as amostras a bordo, protegidas no interior de um contentor, o Mars Ascent Vehicle partirá para o Espaço, lançando-as depois na órbita marciana. O Earth Return Obiter da ESA apanhará o contentor que contém as amostras, trazendo-o de volta para a Terra.
As datas de lançamento do Earth Return Orbiter e do Sample Retrieval Lander estão previstas para o Outono de 2027 e para o Verão de 2028, respetivamente. Espera-se que as amostras recolhidas pelo Perseverance cheguem à Terra em 2033.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários