"A Comissão Estatal decidiu lançar a nave espacial Soyuz MS-23 em 20 de fevereiro de 2023 sem tripulação e com carga com destino à EEI", disse à imprensa russa o diretor-geral da agência espacial russa, Yuri Borisov.  Segundo o chefe da Roscosmos, o voo sem tripulação permite antecipar o lançamento da nave espacial.

“Depois da situação ocorrida na Soyuz MS-22 na EEI, foram discutidas duas variantes de lançamento da Soyuz MS-23, com um cosmonauta a bordo ou em regime não tripulado”, explicou.

Borisov indicou que a variante do voo com um único cosmonauta exigiria fazer alterações na nave e aumentar a preparação da tripulação, pelo que o lançamento seria adiado por várias semanas.

Os cosmonautas russos da EEI relataram ao centro de controlo de solo em dezembro que um sensor indicava que a pressão tinha caído no sistema de refrigeração do casco da Soyuz, indicando uma fuga, o que foi “confirmado visualmente”.

Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Ver artigo

Essa fuga forçou o cancelamento da caminhada espacial na qual participariam Sergei Prokopiev e Dmitri Petelin. A cosmonauta russa Anna Kíkina tirou fotos e gravou vídeos do casco da Soyuz com uma câmara montada num braço robótico acoplado ao módulo Nauka.

O dano ocorreu no casco do segmento de equipamentos e propulsão da Soyuz, que também é composto pelo módulo de descida e compartimento de trabalho e descanso.

Veja as imagens da Estação Espacial Internacional e dos seus vários módulos

Em 25 de novembro, a caminhada espacial de Prokofiev e Petelin teve de ser cancelada devido a um problema com um dos fatos espaciais. Em meados de agosto, o cosmonauta russo Oleg Artemiev também retornou à EEI mais cedo devido a problemas com seu fato espacial durante uma atividade extra veicular.