Teve uma descida acidentada que afetou um dos seus motores, mas a 19 de janeiro último a sonda japonesa SLIM conseguiu chegar à Lua e comunicar com a Terra. Por ter pousado de forma inclinada com as células fotovoltaicas viradas para oeste, ficou sem receber luz solar como era suposto. O problema foi ultrapassado na altura, mas como não há duas sem três, enfrentou depois um novo desafio - que parece ter sido superado com sucesso.

Após ter a energia cortada por problemas com os seus painéis solares, a SLIM sobreviveu a duas semanas de rigorosa noite lunar, e “acordou”, conseguindo restabelecer a comunicação com a Terra e inclusive enviar imagens inéditas da superfície lunar.

"Ontem à noite, foi enviado um comando à SLIM e foi recebida uma resposta”, confirmando que a nave espacial sobreviveu à noite lunar, com temperaturas que podem ficar abaixo dos -170°C e "conservou a capacidade de comunicação", declarou a JAXA na rede social X.

A agência espacial japonesa avançou que as comunicações foram interrompidas pouco depois, "uma vez que ainda era meio-dia lunar e a temperatura do equipamento de comunicações era muito elevada". Há atualmente preparativos em curso para retomar as operações assim que as temperaturas dos instrumentos arrefecerem o suficiente, acrescentou a JAXA.

A sonda já tinha partilhado as primeiras imagens quando chegou à órbita da Lua

A SLIM foi lançada a 7 de setembro, seguindo à “boleia” para o Espaço com o satélite de investigação galáctica XRISM, que faz parte de uma missão separada coordenada entre a JAXA, a NASA e a Agência Espacial Europeia.

O Japão tornou-se no quinto país a ter conseguido pousar uma nave na Lua, com a JAXA a anunciar ter concluído a alunagem às 00:20 de sábado (15:20 de sexta-feira em Lisboa). Apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia conseguiram pousar na Lua.

Veja as imagens da missão

Mais de 50 anos depois de os humanos terem pisado a Lua pela primeira vez - em 1969 -, o satélite natural da Terra voltou a ser o centro de uma corrida mundial e tanto os EUA como a Rússia sonham em reviver a glória espacial de outros tempos.

Os Estados Unidos ficaram mais próximos do objetivo recentemente, com a chegada há uns dias da  Odysseus. Apesar do sucesso da alunagem, a equipa de controlo apurou entretanto que a sonda tem um dos seis pés preso na superfície lunar, fazendo com que tenha caído de lado e esteja provavelmente encostada a uma rocha.