Quando revelou ao mundo as intenções de levar turistas ao espaço, os planos da Virgin Galactic passavam por inaugurar os voos em 2013, angariando logo 500 inscritos para esse passeio espacial. Passaram-se todos estes anos e a empresa de Richard Branson continua a realizar testes com a sua SpaceShipTwo, e acaba de superar mais uma etapa. A nave realizou um novo voo para testar a sua capacidade de planar, antes de avançar com os testes de alta velocidade, com o seu motor ligado.

Ficou assim demonstrado que a nave da Virgin consegue deslocar-se pelos céus, “escorregando” pelas nuvens, tendo sido largada a 50.000 pés (cerca de 15 km) de altitude, e desta vez conseguiu planar um pouco mais rápido, a cerca de 0,85 Mach. A SpaceShipTwo foi transportada pela sua “mothership” até ao céu, um Boeing 747 modificado, batizado de VMS Eve.

Veja no vídeo o resumo da missão

A empresa considerou este teste muito importante antes da próxima fase, que é realmente preparar o veículo para um voo alimentando pelo seu motor. O objetivo da Virgin é ter naves utilizáveis a longo prazo no seu serviço de voos espaciais comerciais. Este foi o segundo teste à sua capacidade de planar, mas agora a uma maior altitude e com mais velocidade. A empresa vai agora rever os dados do voo, proceder aos ajustes necessários, e começar a preparar o teste com os motores.

No entanto, já pode candidatar-se a participar nos futuros voos espaciais turísticos da empresa, podendo registar-se online com um depósito reembolsável de 1.000 dólares para viajar mais cedo do que os outros candidatos, dando-lhe prioridade assim que os bilhetes estiverem novamente disponíveis. O programa-se chama-se One Small Step. As vendas dos bilhetes para os voos espaciais estavam suspensas desde 2014, ano em que a SpaceShipTwo sofreu um grave acidente. Desde então, a empresa interrompeu as operações e tem feito novos testes e em 2018 realizou com sucesso um voo de ida e regresso.

tek spaceshiptwo

A Virgin Galactic já abriu as portas dos seus hangares no primeiro aeroporto espacial comercial do mundo. Foi projetado especificamente para permitir que a Virgin Galactic crie uma experiência “inigualável”, à medida que os seus clientes se preparam para viagens de uma vida inteira antes de se formarem como astronautas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.