Depois de cumprir a centésima missão de lançamento de satélites para a constelação Starlink, a SpaceX prepara-se agora para enviar um conjunto de satélites para o Espaço à boleia do foguetão Falcon 9.

O lançamento, que será feito a partir do Cabo Canaveral, na Florida, está marcado para o próximo dia 27 de agosto pelas 16h19 (hora local), o que equivale às 00h19 de Portugal Continental. A bordo do foguetão da SpaceX vai o satélite Saocom 1B da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina.

É verdade que já nos habituamos a assistir ao regresso do primeiro estágio reutilizável do Falcon 9 com aterragens em plataformas autónomas no oceano Atlântico, como a Of Course I Still Love You ou a Just Read the Instructions. No entanto, desta vez, a SpaceX quer aterrar o foguetão em terra.

Estação Espacial Internacional recebe última missão de reabastecimento da Dragon 1 da SpaceX
Estação Espacial Internacional recebe última missão de reabastecimento da Dragon 1 da SpaceX
Ver artigo

A última vez que a empresa liderada por Elon Musk conseguiu realizar uma proeza semelhante foi em março deste ano, quando o Falcon 9 regressava de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional, a última que contou com a cápsula Dragon 1.

A missão de lançamento do satélite Saocom 1B torna-se ainda mais especial, porque será a primeira desde 1969 a voar numa trajetória com uma inclinação pouco comum em direção ao polo sul. O website Spaceflight Now avança que, ao partir do Cabo Canaveral, o Falcon 9 voará sobre o oceano Atlântico, seguindo a direção sul-sudeste. Depois, seguirá o seu rumo voltando para oeste. A manobra assegura que, no caso de um acidente, o foguetão não se despenha sob a Florida.

Recorde-se que, ao todo, a SpaceX já fez seis reutilizações do primeiro estágio do Falcon 9: duas em missões comerciais de envio de satélites e quatro no lançamento de satélites Starlink, com o mais recente a acontecer a 18 de agosto.

A reutilização do componente do foguetão ajuda a reduzir significativamente o custo das missões, diminuindo também o preço preços para os seus clientes e incentivando a exploração comercial do Espaço.