Tal como prometido para hoje, a SpaceX realizou o novo ensaio com esperança que iria fazer “história”. O objetivo do protótipo SN11 era alcançar uma atitude de 10 quilómetros e fazer a manobra de regresso ao solo, alimentado pelos três motores Raptor, cada um a desligar-se sequencialmente até o veículo atingir a sua elevação máxima.

Veja o vídeo do voo da SN11:

A pouco menos de 6 minutos de voo, um dos motores voltou a ligar-se, mas a câmara congelou, revelando o incidente do protótipo em pleno voo. Ainda não se sabe o motivo da explosão, mas Elon Musk referiu numa mensagem do Twitter da sua página que motor 2 teve problemas na fase de ascensão e não conseguiu funcionar como deveria durante a ação de aterragem, acrescentando que na teoria nem era preciso. Deixa no entanto no ar que algo significativo aconteceu logo após ter começar a fase de aterragem, deixando mais explicações para mais tarde, depois de examinar os destroços.

Os destroços da SN11 caíram perto do local onde seria de esperar, o que até serviu para o magnata fazer uma piada, bem ao seu estilo. Seja como for, quando se esperava um sucesso absoluto desta nova tentativa, aconteceu o contrário, um retrocesso nos testes. O último teste, o protótipo SN10 fez todas as manobras como o esperado e até chegou a aterrar, mas acabou por explodir alguns minutos depois, com é possível ver no vídeo.

Já se sabe que o próximo protótipo de teste é o SN15, visto que os testes 12, 13 e 14 já tinham sido cancelados, já que o novo baseia-se em nova tecnologia. De recordar ainda que o Comité dos Transportes e Infraestruturas da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, que está a investigar as atividades de testes da empresa de Elon Musk. Em causa está o perigo dos efeitos das explosões derivados ao impacto no solo, com o potencial de criar uma onda de choque que possa danificar as janelas em áreas relativamente distantes da zona de impacto.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização: 17h37.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.