Há boas notícias para os lados de Hawthorne, na Califórnia: a SpaceX recebeu mais uma aprovação essencial para que possa lançar de novo o seu foguetão Super Heavy e respetiva nave espacial Starship, com a conclusão da revisão de segurança pela Administração Federal de Aviação (FAA).
Num processo que tem vários passos, a revisão de segurança é a fase em que é analisada a probabilidade de o lançamento daquele que é considerado o foguetão mais poderoso de sempre já construído representar “risco para a saúde pública e propriedades próximas”.
O Super Heavy e a Starship voaram pela primeira vez em abril deste ano, mas aquela que seria a estreia do sistema espacial terminou minutos após o lançamento, quando uma anomalia causou a destruição do foguetão e da nave no ar.
O sistema conseguiu levantar voo, apesar de um pequeno solavanco que fez atrasar a contagem decrescente durante uns segundos. No entanto, nem tudo correu como esperado: a Starship acabou por se "desmanchar" inesperadamente, explodindo antes da separação dos estágios.
Desde essa altura que a SpaceX tem vindo a realizar uma série de testes de motor e de resistência da plataforma de lançamento, nas instalações da SpaceX em Boca Chica, afetada pela força do arranque e consequente explosão.
Durante o teste mais recente, um dos seis motores Raptor da Starship foi ativado, funcionando por cerca de seis segundos. Os vídeos partilhados no X (Twitter) forneceram uma vista aérea impressionante, deixando antever a potência dos motores.
Em agosto último, a empresa para o espaço liderada por Elon Musk também partilhou nas redes sociais um conjunto de imagens impactantes, registadas durante um teste de fogo estático ao Super Heavy.
Os tanques foram atestados com combustível e ensaiadas as manobras e procedimentos que costumam anteceder um lançamento orbital, sem que o foguetão levantasse do solo.
Clique nas imagens para mais detalhe
Depois dos vários testes que tem vindo a fazer, a SpaceX diz que a Starship está pronta para voar de novo e estrear-se nas viagens orbitais. Antes que isso aconteça, ainda é necessário que a FAA conclua a revisão ambiental que avaliará o impacto do lançamento, nomeadamente para a vida selvagem na área circundante.
A revisão ambiental será o último passo importante necessário para a conclusão do processo de reavaliação da autoridade norte-americana, antes de tomar uma decisão final sobre a autorização do lançamento do sistema espacial da SpaceX.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários