
A SpaceX partilhou nas redes sociais um conjunto de imagens impactantes, registadas durante um recente teste de fogo estático ao Super Heavy, considerado o foguetão mais poderoso de sempre já construído.
Os tanques foram atestados com combustível e ensaiadas as manobras e procedimentos que costumam anteceder um lançamento orbital, sem que o foguetão levantasse do solo, desde a Starbase, as instalações da empresa de Elon Musk para o espaço em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas.
Os 33 motores Raptor dispararam brevemente durante o ensaio. As fotos registadas dão uma ideia da força do sistema que um dia vai “empurrar” a nave Starship até Marte e, quem sabe, outros mundos.
Clique nas imagens para mais detalhe
O teste estático sucede a uma tentativa fracassada de alcançar a órbita no passado mês de abril. Aquele que seria o primeiro voo do sistema Starship terminou minutos após o lançamento, quando uma anomalia fez explodir o foguetão e a nave no ar.
O sistema conseguiu levantar voo, apesar de um pequeno solavanco que fez atrasar a contagem decrescente durante uns segundos. No entanto, nem tudo correu como esperado: a Starship acabou por se "desmanchar" inesperadamente, explodindo antes da separação dos estágios.
O recente teste estático serviu para experimentar não apenas os motores do foguetão, mas também o novo design da plataforma de lançamento, que pareceu resistir confortavelmente ao disparo dos 33 Raptor, pelo que mostra o vídeo partilhado pela SpaceX.
Recorde-se que, em abril, a explosão destruiu a plataforma, além do protótipo da Starship.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários