Há cerca de uma semana, o Sol “disparou” uma poderosa labareda lateral a partir do seu lado oeste que representa a mais forte erupção do Astro-Rei registada nos últimos cinco anos.

A explosão da madrugada de dia 20 de abril último, classificada como X2.2, foi tão potente que causou um apagão nas comunicações rádio de ondas curtas, aviação e outro tipo de comunicações localizadas na região da Ásia e Pacífico.

Traduzido por miúdos, a letra “X” refere-se ao nível mais elevado entre os três que categorizam este tipo de fenómeno, sendo que o número acrescenta mais informação sobre a sua “força”: um X2 é duas vezes mais intenso do que um X1, um X3 é três vezes mais intenso e assim sucessivamente, explica a NASA.

Ao longo do ano passado, a NASA já tinha registado algumas explosões X, mas esta é a mais forte vista desde setembro de 2017, quando o Sol apresentou uma forte atividade, com direito a tempestades intensas, incluindo uma com classificação X9, na altura a maior em quase 10 anos. Diga-se, como nota, que a explosão mais forte já observada foi superior a X28, em 2003.

Os acontecimentos mais recentes parecem demonstrar que atual Ciclo Solar 25, iniciado em 2019, está a “aquecer”, tal como era previsto. O Astro-Rei passa por períodos de alta atividade, marcado pelo maior número de tempestades solares, bem como pelo aumento das manchas na sua superfície, aproximadamente a cada década. De momento, está a caminho de um pico de atividade que ocorrerá em 2025.

A magnetosfera da Terra impede que as erupções radioativas prejudiquem a vida na superfície do planeta, mas as explosões solares não deixam de representar um risco para os satélites, sistemas de comunicação, espaçonaves, astronautas ou até mesmo a rede elétrica no solo.

Já houve apagões em grande escala causados por tempestades solares nas últimas décadas, mas esta é a primeira vez que um pico de atividade acontece com milhares de novos satélites em órbita.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.