A Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa) oferece uma vista privilegiada da Terra, sobretudo da sua cúpula panorâmica. Os astronautas têm aproveitado para captar o planeta azul desta perspetiva aérea, oferecendo paisagens de cortar a respiração. E o francês Thomas Pesquet tem-se revelado um dos mais entusiasmados e habilidosos fotógrafos a bordo da estação.

O astronauta francês partilha com frequência fotografias na sua conta do Twitter e Instagram, amealhando uma legião de fãs.

Os astronautas têm à sua disposição uma Nikon D5 DSLR, equipada com uma lente telefoto que tem sido um instrumento fundamental para as imagens partilhadas. Mas, numa recente mensagem na sua conta do Flickr, Thomas Pesquet explica que não se trata apenas de espreitar pela cúpula transparente e apontar a câmara para a terra. Para se obter fotografias desta qualidade é preciso fazer um planeamento cuidado.

Veja as fotografias captadas do espaço por Thomas Pesquet:

O astronauta diz que um bom planeamento para uma fotografia é metade do trabalho. Salienta que o trabalho começa com o próprio software de navegação, que mostra em que parte do planeta é dia e de noite, assim como previsões das nuvens, e claro, os locais por onde vai passar em futuras órbitas. Muitas das fotos captadas chegaram mesmo a ser planeadas na Terra, antes de partir para o espaço, o que lhe fez poupar tempo, disse.

Respondendo a quem lhe pergunta se consegue captar uma fotografia de uma parte específica da Terra sempre que quer, o astronauta diz que é mais difícil do que aquilo que se pensa. “Em primeiro lugar as nossas órbitas significam que apenas conseguimos voar sobre uma área específica de forma periódica. Em segundo, mesmo que passássemos sobre a mesma área de interesse, poderá acontecer durante o período noturno, por isso não haverá nada para ver, a não ser que a cidade tenha luzes de rua muito brilhantes”.

Diz ainda que a iluminação durante a parte da manhã e no anoitecer geralmente não são muito boas, justificando algumas das suas fotos terem tons pastel. Por outro lado, as nuvens podem ser a maior dificuldade de qualquer fotógrafo espacial, por taparem o cenário que se quer fotografar.

Mas por fim, o elemento mais importante. Fotografar é um passatempo dos astronautas, e por isso, salienta que em muitos dos locais por onde a ISS passa, isso acontece em horário laboral. “Não podemos largar tudo o que estamos a fazer às 14:35, por exemplo, só porque queremos tirar uma fotografia de uma cidade, montanha ou qualquer outra maravilha da Terra".

E acrescenta que “mesmo que todas as estrelas se alinhem e tenhamos tempo, as órbitas e a meteorologia estejam a nosso favor… ainda temos de olhar para o alvo a 400 quilómetros de altura e regular as definições da câmara corretamente”.

A Estação Espacial já é a casa dos humanos a viver na órbita da Terra há 20 anos e neste período já foi palco de muitas experiências científicas, mas tem vindo também a crescer.

Veja o álbum de fotografias dos 20 anos da estação

A NASA preparou um vídeo que resume os 20 anos da ISS em 60 segundos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.