Depois de vários adiamentos, a Virgin Orbit recebeu finalmente a licença da CAA (Civil Aviation Authority) para lançar missões espaciais a partir de solo britânico em dezembro. Marcado para a próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro, a missão ficará para a história, se for bem-sucedida, porque será a primeira vez quem lançamento será feito a partir do Reino Unido.

Batizada de “Start Me Up”, em homenagem à famosa música dos Rolling Stones, a missão será lançada do porto espacial Cornwell, com marcação prevista para as 22h15 (hora de Lisboa). No comunicado, a empresa de Sir Richard Branson refere que terá outras datas de salvaguarda entre meados de janeiro até ao fim do mês, caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis.

Veja na galeria imagens do Virgin Orbit:

A missão vai transportar satélites de sete clientes ao espaço, incluindo cargas comerciais e governamentais de diferentes nações, assim como uma missão colaborativa entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

De recordar que o sistema de lançamento da Virgin difere de outras, como a SpaceX, por não utilizar um foguetão lançado ao espaço. O seu sistema LauncherOne é projetado com a ajuda de um Boeing batizado de Cosmic Girl, lançado a partir de Cornwall, que em novembro de 2022 se tornou o primeiro porto espacial do país a receber a certificação. Um dos mais recentes voos da Virgin Orbit foi realizado a partir do Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia, carregando também satélites ao espaço.

Os ensaios e preparativos de lançamento do novo voo já foram feitos, estando preparado para a luz verde e contagem decrescente marcado para segunda-feira. E é referida como pioneira em diversas frentes. Além do primeiro a partir de solo britânico, será também o primeiro lançamento internacional da Virgin Orbit, além do primeiro envio comercial da Europa ocidental, refere a empresa. Este será o quinto voo comercial, com transporte de carga de clientes, que a empresa vai realizar.