A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) acaba de revelar os 30 vencedores do concurso Zero-G Portugal. Os jovens, hoje anunciados num evento no Teatro Thalia, em Lisboa, vão ter a oportunidade de serem astronautas por um dia e de experienciarem a sensação de gravidade zero num voo parabólico.

De acordo com a Portugal Space, o concurso recebeu 460 candidaturas de jovens com idades entre os 14 e os 17 anos, num processo de seleção que incluiu várias fases que reproduziram o processo “real”, com testes de perceção e interpretação do Espaço.

Os vencedores foram escolhidos de um grupo de 60 candidatos que passaram nas duas últimas fases de seleção. Como detalha Hugo Costa, diretor da Portugal Space, além dos 30 jovens, foram também selecionados 10 candidatos de reserva, para a eventualidade de algum dos membros do grupo principal não poder participar, à semelhança do que acontece nas missões espaciais tripuladas reais.

Clique nas imagens para mais detalhes

Além disso, os jovens astronautas serão acompanhados por um professor durante a sua experiência em gravidade zero. A campanha de voos parabólicos, onde os jovens terão a possibilidade de perceberem aquilo que os astronautas vivenciam quando estão no Espaço, decorrerá a bordo de um Airbus A310 da francesa Novespace, com partida marcada para 16 de setembro, a partir do Aeroporto de Beja.

Ao SAPO TEK, Ricardo Conde, presidente da Portugal Space, conta que "há uma adesão enorme por parte das pessoas" ao concurso, assim como uma "uma grande expetativa e emoção", não só para os jovens que vão ser astronautas por um dia, mas também para a própria agência, uma vez que esta é a primeira vez que a agência realiza uma iniciativa deste género.

Os jovens com quem falámos partilham o entusiasmo de poderem sentir, pela primeira vez, como é estar em gravidade zero, num misto de efusão, felicidade e até de algum alívio, como conta Lucas Costa. "Eu tinha grandes expetativas e não houve deceção", afirma o jovem.

Também Rita Fernandes, Tiago Camelo e Constança Quaresma realçam a sua experiência ao longo das diferentes fases do processo de seleção, que descrevem como um processo interativo onde tiveram a oportunidade de ganhar mais conhecimentos e de conhecer novas pessoas.

As ambições de seguir carreira no setor do Espaço, sobretudo em engenharia aeroespacial, são comuns à vasta maioria dos jovens que passaram pelo processo de seleção, como revelado pelos responsáveis da Portugal Space no evento.

Para Maria Neto, por exemplo, a escolha ainda não é tão clara e, embora admita um maior interesse pela física no contexto espacial do que pela engenharia, a experiência no Zero-G Portugal poderá ser um fator que a ajudará a decidir o rumo a seguir no futuro.

Experiências para aproximar os jovens do Espaço

De acordo com Ricardo Conde, a expetativa é também que a iniciativa sirva como uma base para as próximas edições, com a agência a compreender que áreas é que podem ser melhoradas, a introduzir novas valências e formas de tornar a experiência mais ampla, ligando-a, por exemplo, à parte mais científica das viagens espaciais.

Lançamento de foguetões está de regresso. Que comecem as inscrições para mais um EuRoC
Lançamento de foguetões está de regresso. Que comecem as inscrições para mais um EuRoC
Ver artigo

Além do Zero-G Portugal, há mais iniciativas na “calha” para aproximar mais jovens do Espaço. Para lá do Programa de Estudos Espaciais da International Space University, que a agência espacial portuguesa acolheu este ano, a expetativa é grande para a próxima edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), com Ricardo Conde a revelar que há a ambição de a “abrir ao mundo”, se bem que, neste caso, seja necessária uma estrutura diferente dado à complexidade da competição.

Mas não é tudo: segundo o presidente da Portugal Space a agência pretende lançar uma nova competição de satélites, desta vez direcionada para estudantes universitários, que "vai ser feita já em setembro".

Recorde-se que o concurso – Astronauta por um Dia conta com a colaboração da Ciência Viva e com o apoio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), da Força Aérea Portuguesa e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH).

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 14h05)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.