A plataforma Guide2Research publicou recentemente mais uma edição do ranking mundial dos melhores cientistas do planeta na área das Ciências da Computação. A tabela conta com seis investigadores portugueses da Universidade de Lisboa (IST), dois do Instituto de Telecomunicações, três da Universidade de Coimbra e dois da Universidade do Porto.

A liderar o top nacional está o professor José Bioucas Dias, do Instituto de Telecomunicações, na posição 1.168 do ranking mundial. O segundo português é o professor Mário Figueiredo (1.408º a nível mundial), do Instituto Superior Técnico, seguindo-se a ele os professores, João Gama (2.176º a nível mundial), da Universidade do Porto, António Pascoal (2.375º a nível mundial) e Ana Paiva (2.763ª a nível mundial), ambos do Técnico.

Ao todo, são 13 os portugueses indicados na listagem. O ranking é elaborado com base no h-index (índice utilizado para medir a produtividade e o impacto do trabalho de um cientista, de acordo com os seus artigos mais citados) do Google Scholar, sendo que, para as contas, foram considerados todos os cientistas com um valor igual ou superior a 40. Em comunicado, o IST esclarece que "são ainda tidos em conta o número de citações, assim como o número de publicações indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP)", bem como os "prémios e distinções de cada cientista".

tek investigadores

O Guide2Research é o mais prestigiado portal de pesquisa para as Ciências da Computação. Para além de oferecer mais visibilidade à comunidade académica visada, a listagem evidencia também as mais influentes contribuições para a área, servindo como fonte de inspiração para investigadores, empresários e líderes políticos.

O ranking mundial de 2020 é liderado pelo professor Anil K. Jain (Michigan State University). O segundo lugar foi atribuído ao vencedor do Prémio Nobel da Economia de 1978, o professor Herbert Simon (Carnegie Mellon University), ao passo que o terceiro lugar pertence ao professor Jiawei Han (University of Illinois at Urbana-Champaign).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.