Dados de 1,5 milhões de cartões de crédito da Visa e Mastercard podem ter sido comprometidos em virtude de uma falha de segurança no sistema de processamento dos cartões, que passaram a semana passada a enviar alertas aos bancos norte-americanos.

O número de cartões afetados foi confirmado num comunicado enviado ao final do dia de ontem, escreve a CNET, que assim atualiza a informação inicialmente veiculada por meios que apontavam para 10 milhões de clientes afetados.

A empresa, que inicialmente admitiu que parte dessa informação estaria na posse de terceiros e poderia ser usada para criar cartões falsos, veio também esclarecer que podem ter sido divulgados números de cartões, mas não os nomes de clientes, moradas ou números da segurança social.

De acordo com o comunicado citado pela CNET, os responsáveis acreditam também que a falha tenha apenas afetado cartões de utilizadores nos Estados Unidos da América. Continua, porém, por saber a que se ficou a dever a falha de segurança.

Também não foram dadas indicações sobre a eventualidade da falha de segurança ter sido explorada para fazer cobranças fraudulentas.

Os responsáveis acreditam agora que o incidente se encontra controlado e afirmaram estar em colaboração com terceiros para investigar o sucedido e diminuir as consequências para os clientes, embora não tenham detalhado medidas em curso. "Estamos a fazer processos rápidos para encerrar este assunto", afirmou o CEO, citado no comunicado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes