No período suportou 150 transações e um valor transacionado na ordem dos 5 mil euros. Os números, divulgados pela TSF, indicam que em média, por dia, recorrem a esta espécie de multibanco de bitcoins quatro pessoas.



Portugal mantém-se assim um dos países onde a moeda tem sido menos utilizada. A existência de uma máquina física, que permite a troca de euros por bitcoins e vice-versa, é para já sobretudo um ponto de curiosidade para quem passa pela zona dos cinemas no centro comercial Saldanha Residence.



Os responsáveis do projeto acreditam que faz falta legislação para regular esta atividade e dar credibilidade à moeda virtual. Este enquadramento legal não existe em Portugal, nem no resto da Europa.



Em Portugal foi mesmo emitido um comunicado do Banco de Portugal a explicar que a moeda não pode ser considerada segura porque não está associada a uma entidade central que assegure as ordens de pagamento.



Em altura de balanço relativamente ao primeiro mês de atividade da primeira ATM portuguesa de bitcoins, aproveite para ver ou rever a experiência do TeK, que já experimentou o sistema.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico