A nova versão do portátil Magalhães já está a chegar às mãos dos alunos do primeiro e segundo ano do primeiro ciclo, assim como a alguns professores, confirmou João Trocado da Mata, secretário de Estado da Educação, à Agência Lusa.

Ao todo já terão sido entregues 22.644 portáteis, e até ao final do mês deverão ser distribuídos mais 11 mil equipamentos.

Recorde-se que o Ministério da Educação prevê a entrega de 250 mil equipamentos a alunos e professores do primeiro ciclo, mas está actualmente a dar prioridade aos 100 mil alunos do segundo ano que no último ano lectivo não receberam portáteis. De acordo com declarações de uma fonte do ministério ao Diário de Notícias, até final de Outubro estarão entregues todos os computadores a esses alunos.

A Agência Lusa cita ainda um inquérito realizado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), a que teve acesso, onde se apura que 8% dos professores do primeiro ciclo afirmam utilizar o portátil todos os dias, enquanto 4% recorre ao equipamento quatro vezes por semana e 14% três dias por semana. A maioria, 24% dos inquiridos, utiliza o Magalhães duas vezes por semana.

Na conferência que decorreu no Portugal Tecnológico, Sábado passado, Isabel Alçada, ministra da Educação, fez um balanço das medidas do Plano Tecnológico da Educação e adiantou que em Janeiro os pais já vão poder inscrever os filhos no 1º ano do básico através da Internet, à semelhança do que já acontece no ensino superior.

A validação da matrícula será feita com recurso ao cartão de cidadão como mecanismo de autenticação.

Esta é uma das medidas do Ministério da Educação inseridas na Agenda Digital, que inclui ainda a criação de um tutor virtual de Matemática, uma plataforma de ensino à distância para tirar dúvidas a alunos fora do horário escolar.

Para já esta plataforma vai ser lançada em três escolas-piloto mas o Ministério pretende generalizar o acesso até 2015.

João Trocado da Mata afirmou ainda que atingida a meta de um computador por cada dois alunos nas escolas, o próximo desafio é integrar as tecnologias no processo de ensino.

Para 2012 está ainda prometido o lançamento do portal do encarregado de educação, que permitirá o acesso online a informação sobre as faltas, notas e até sumários das aulas.