A inclusão de novas capacidades alimentadas por inteligência artificial também marca as tendências no mundo dos computadores e smartphones. Novas previsões avançadas pela Gartner indicam que o número de PCs e smartphones com IA a serem enviados para as lojas pode alcançar a marca dos 295 milhões de unidades em 2024. Por comparação, este valor situava-se nos 29 milhões de unidades em 2023.

Segundo as estimativas dos analistas, até ao final do ano, podem chegar às lojas 240 milhões de smartphones com IA generativa e 54,5 milhões de PCs com IA. Tal corresponderá a 22% de todos os smartphones básicos e premium, assim como a 22% de todos os PCs em 2024.

Gartner | Previsões para o mercado de PCs e smartphones com IA
créditos: Gartner

"A rápida adoção de capacidades de IA generativa nos equipamentos e de IA nos processadores vai eventualmente tornar-se num requisito base para as fabricantes”, afirma o analista Ranjit Atwal.

No entanto, esta situação também vai trazer desafios para as fabricantes, que terão de encontrar novas formas de se diferenciarem das restantes concorrentes. Para já, não se espera que a integração de IA em PCs impulsione os gastos dos consumidores para lá do que seria esperado com os aumentos de preços.

Apesar disso, os analistas acreditam que a IA poderá “rejuvenescer” o mercado de PCs ao longo de 2024, ajudando a manter os ciclos de substituição de equipamentos e mitigando alguns dos efeitos negativos da conjuntura socioeconómica disruptiva.

Os dados da Gartner mostram que o mercado de PCs voltou a crescer nos últimos três meses de 2023, após oito trimestres consecutivos de queda. As previsões apontam para um aumento de 3,5% no número de equipamentos enviados para as lojas em 2024, para 250,4 milhões de unidades.

À semelhança do mercado dos PCs, os smartphones com IA generativa não deverão impulsionar imediatamente a procura, algo que só se espera que aconteça a partir de 2027.

O mercado de smartphones também cresceu nos primeiros três meses de 2024, depois de nove trimestres em queda. Espera-se que o número de equipamentos a chegar às lojas cresça 4,2% este ano, num total de 1,2 mil milhões de unidades. No entanto, Ranjit Atwal alerta que este crescimento não deve ser interpretado como uma recuperação completa do mercado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.