No primeiro trimestre deste ano foram vendidos 36,4 milhões de smartphones. Os números da Gartner mostram que a Nokia continua a liderar este mercado, com uma quota de 41,2 por cento, seguida da RIM com 19,9 por cento. A Apple já ocupa o terceiro lugar de vendas, à frente da HTC, com 10,8 por cento do mercado.

No que se refere às plataformas de suporte aos equipamentos, a Symbian continua a liderar com 49,3 por cento do mercado, seguida da RIM, que capta 19,9 por cento de quota.

Note-se no entanto, que a fabricante do Blackberry passou no trimestre em análise de 13,3 para quase 20 por cento de quota, enquanto a plataforma liderada pela Nokia ficou longe dos 56,9 por cento de quota acumulados no mesmo trimestre do ano passado.

Também nesta área a Apple tem conseguido ganhar terreno, levando a plataforma do iPhone a controlar quase 11 por cento do mercado, o dobro do registado no mesmo período do ano passado.

Os números apurados pela Gartner para o primeiro trimestre deste ano mostram que as vendas de smartphones aumentaram 12,7 por cento, face aos mesmos três meses de 2008. Mostram ainda que este segmento já representa 13,5 por cento do mercado de telemóveis. De sublinhar que os números da consultora para o mercado global de telemóveis no mesmo período registavam uma queda de quase 9 por cento nas vendas.