Os hábitos de consumo dos utilizadores estão a mudar, tanto a nível de conteúdos como ao nível das plataformas onde o fazem. Um estudo patrocinado pelo Facebook, e realizado pela GfK no mercado britânico, mostra que 60% dos inquiridos já usam pelo menos dois dispositivos por dia, enquanto 20% admite usar três equipamentos diferentes.

Apesar desta transversalidade, os utilizadores definem para cada equipamento um perfil de utilização específico.

Para 77% dos inquiridos o telemóvel é o dispositivo por excelência para ficar conectado fora de casa, e serve sobretudo para comunicar e fazer uma gestão das redes sociais. Já o tablet é visto por 50% dos inquiridos com um equipamento de entretenimento da casa, visto que é partilhado por vários membros da família.

Já o computador é a principal ferramenta de trabalho e de acesso a serviços de banca para mais de 80% das pessoas, sendo que a sua utilização é feita maioritariamente também em casa.

O estudo mostra ainda que quantos mais dispositivos um utilizador estiver, mais propenso é a gerir as diferentes tarefas de forma transversal. Começar um jogo no telemóvel à hora de almoço, continuar no computador na pausa do lanche e acabar no tablet antes de ir para a cama, por exemplo.

Dos que têm dois dispositivos 54% admitem ter este perfil de consumo, número que sobe para 73% quando os utilizadores têm três equipamentos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico