A Intel detalhou ontem a sua visão Cloud 2015, para uma computação baseada na nuvem mais "interoperável, segura e simples", define a empresa. Uma dos principais vertentes da iniciativa é a Open Data Center Alliance, que junta cerca de 70 empresas na intenção de criar um sistema de normas abertas para o cloud computing, focado na interoperabilidade e no esforço de harmonização dos diferentes standards da indústria. Objectivo: facilitar o desenvolvimento de soluções na nuvem e criar uma linha orientadora comum para a próxima geração de data centers e software.




Os parceiros da aliança, que está aberta a novos parceiros (nomes como a Google ou a Amazon não integram a lista inicial), são sobretudo empresas com uma oferta dirigida ao consumidor final e juntos representam um investimento anual em TI na ordem dos 50 mil milhões de dólares. A Intel, que assegura hoje 9 em cada 10 servidores cloud (através dos processadores Xeon) terá a missão de conselheiro técnico da aliança.



Na base da iniciativa e da visão que a própria Intel partilhou no evento sob o lema Cloud 2015 existem três elementos-chave. "Um mundo de nuvens federadas inter-operáveis; um movimento automatizado de aplicações e recursos de software; e nuvens "cientes de clientes" para PCs e dispositivos que sabem que processamento deve ter lugar numa nuvem ou no seu portátil, smartphone ou outro dispositivo", descreve a empresa em comunicado.



Além da participação na nova aliança, a Intel garante que colocará no terreno esta nova visão desenvolvendo software e adicionando novas características aos seus processadores Xeon, que já tiram partido de tecnologias de virtualização (Intel Virtualization Technology (Intel e Intel Trusted Execution Technology) potenciadoras do Cloud Computing.



A empresa anunciou ainda um reforço do programa Intel Cloud Builders, onde estão integrados 20 dos maiores fabricantes de software e hardware do mundo. Estes parceiros vão disponibilizar recursos para ajudar as empresas a fazer nascer produtos e serviços alinhados com o principios e orientações que sairão da aliança, facilitando o lançamento, utilização e partilha de serviços na nuvem.