De acordo com dados recentes do Eurostat, em 2021, 8% das empresas europeias utilizavam soluções de Inteligência Artificial. Portugal faz parte do conjunto de países cujas empresas mais recorreram a este tipo de tecnologia no ano passado.

Entre as soluções utilizadas pelas empresas europeias incluem-se tecnologia de análise de texto; reconhecimento de voz, linguagem e imagem; machine learning para análise de dados; software de automação de processos robóticos; e ainda tecnologias que dão a máquinas de se moverem ao observarem o que as rodeia e de tomarem decisões autónomas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Os dados dão a conhecer que Dinamarca (24%), Portugal (17%) e Finlândia (16%) se afirmam como os três países onde a adoção de soluções de IA por parte de empresas é mais elevada. Por outro lado, Polónia, Hungria, Chipre, Estónia, Bulgária (3%) e Roménia (1%) destacam-se pela negativa.

Segundo o Eurostat, ao longo do ano passado, 29% das empresas europeias utilizaram soluções IoT, entre equipamentos e sistemas que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet.

Os dados indicam que 72% das empresas inquiridas recorreram à tecnologia para garantir a segurança das suas instalações, através de alarmes e câmaras de vigilância inteligentes. Já 30% utilizaram-na para gerir os consumos energéticos e 24% para monitorizar as condições de máquinas ou veículos.

Entre os países cujas empresas mais utilizam soluções IoT encontram-se a Áustria (51%), a Eslovénia (49%) e, a fechar o “pódio”, a Finlândia e a Suécia (ambas com 40%). As empresas da Estónia (17%), Bulgária (15%) e Roménia (11%) apresentam-se como aquelas que menos recorrem a este tipo de tecnologia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.