A inteligência artificial parece ter entrado na vida e, inclusive, na rotina diária dos portugueses, a julgar pelos resultados do estudo “A Perceção da Inteligência Artificial pelos Consumidores”, realizado pelo GroupM. A análise conclui que 96% dos portugueses sabem o que é a IA e que 70% utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia.
Um melhor e mais rápido acesso à informação, a poupança de tempo e a melhoria de áreas-chave da sociedade como a saúde ou a segurança são apontados como as vantagens principais da IA.
No que toca ao recurso a ferramentas de IA, as aplicações de reconhecimento facial e de voz, ou de tradução automática são identificadas como as mais utilizadas, mas é o ChatGPT que surge, por uma margem acentuada, como a aplicação mais reconhecida pela população (93% dos inquiridos).
Entre as conclusões destaca-se ainda que nove em cada dez portugueses acreditam que a IA é a nova Revolução Industrial e encaram o fenómeno de crescimento desta tecnologia como interessante (62%) e uma oportunidade (48%).
Clique nas imagens para mais resultados
Além disso, há uma perceção generalizada de que a IA irá funcionar como um alicerce para o desenvolvimento de vários setores , como o da saúde, do ambiente e da defesa.
Apesar de 81% dos indivíduos que participaram no estudo acreditarem que a Inteligência Artificial será uma coisa boa para a sociedade, a tecnologia ainda é vista como uma ameaça por cerca de um terço. A manipulação de informação (83%), a invasão de privacidade através do uso de dados pessoais (81%), ou a pirataria informática (79%) são apontados como os principais riscos.
Além destas barreiras, também é dado grande ênfase à importância de regulamentar o uso da IA e de criar um organismo que regule a sua utilização, algo com o qual mais de 85% dos participantes está de acordo.
Apresentado durante o evento “Marketing e Comunicação na era da Inteligência Artificial”, o estudo do GroupM contou com a participação de 600 indivíduos entre os 18 e os 64 anos, com o objetivo de aprofundar a forma como os portugueses percecionam, pensam e se envolvem com a Inteligência Artificial, refere Francisco Teixeira, CEO do GroupM, citado em comunicado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários