A Google está a testar um novo tipo de aparelho - pelo menos na sua gama de hardware. Depois de já ter desenvolvido Chromebooks tradicionais, destacáveis e tablets, a gigante norte-americana estará agora a desenvolver portáteis com dois displays sensíveis ao toque.

"Palkia" é o nome do aparelho conceptual que está a ajudar a empresa a desbravar caminho neste capítulo. O aparelho é referido no código do Chromium como tendo dois ecrãs - um na parte interior da tampa e outro na base.

HP “refresca” portefólio de portáteis Chromebook com equipamentos adaptados ao trabalho na Cloud
HP “refresca” portefólio de portáteis Chromebook com equipamentos adaptados ao trabalho na Cloud
Ver artigo

Numa altura em que existem cada vez mais smartphones com múltiplos ecrãs, é normal que a Google esteja também a testar este formato. Na verdade, existem também alguns computadores portáteis com esta configuração, como é o caso do Omen X 2S, por exemplo.

Note que isto não significa, necessariamente, que a empresa se esteja a preparar para lançar um aparelho do género. Na prática, o que estes testes significam é que a Google se está a preparar para poder dar resposta a um projeto de uma das marcas com que trabalha no mercado dos Chromebooks, seja a Asus, a Lenovo ou até, eventualmente, ela própria.

Apesar não ter sido confirmado pelas vias oficiais, o projeto é referido no código do ChromeOS, que está acessível por ser desenvolvido em regime open source.