Ler a reportagem da Wired sobre a vulnerabilidade detetada em alguns veículos da Chrysler é como entrar num filme de ficção científica - tirando o facto de ser já uma realidade. Dois investigadores encontraram uma falha de segurança em modelos da marca que permitia controlar à distância, através da Internet, várias componentes dos automóveis.

Sistema de travagem, direção, autorrádio, limpa para-brisas e até o sistema de infoentretenimento dos veículos podem ser “sabotados” graças à vulnerabilidade detetada.

Enquanto o jornalista da revista ia conduzindo na autoestrada, os dois hackers iam manipulando o veículo a partir da cave da casa de um deles. E se no início as demonstrações de “sabotagem” não mostraram o potencial do problema, rapidamente Charlie Miller e Chris Valasek decidiram expor as fragilidades do sistema.

Por mais que o jornalista acelerasse o veículo, as rotações da máquina continuavam a baixar de forma significativa e a perda de velocidade foi feita numa zona onde não havia escapatória de segurança. “A experiência deixou de ser divertida”, comenta o jornalista da Wired a propósito do que estava a acontecer.

Esta não é a primeira vez que a dupla de investigadores conseguiu tomar conta de um carro através de um computador, mas foi a primeira vez que o fizeram sem a necessidade de estar no veículo. Podiam estar em qualquer parte do país.

Do relato vale a pena reter que os piratas informáticos conseguem “matar” por completo os travões do carro. Já no que diz respeito à direção do veículo, “ainda” só conseguem tomar conta da mesma quando o carro está a fazer marcha-atrás.

Charlie Miller e Chris Valasek vão apresentar os resultados da sua experiência na conferência Black Hat, que decorre em agosto em Las Vegas, nos EUA.