Depois da Samsung nos apresentar o seu conceito de casa inteligente no seu evento Life Unstoppable, revelando uma nova gama de eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos, é a vez da Philips mostrar os seus produtos em torno da iluminação doméstica. Philips Hue é o evento digital onde a fabricante propõe novidades de iluminação inteligente para dar uma nova cor e ambiente à sala de estar.

Jasper Verhoot, Business Leader Philips Hue, promete oferecer soluções de iluminação mais inteligente e pessoal, recorrendo aos smartphones para alterar a intensidade, a cor, ou seja, a capacidade de criar o ambiente desejável mediante a atividade que estiver a fazer, seja durante uma refeição, assistir um filme ou estar com amigos. É referido que é fácil de integrar com assistentes inteligentes como o Google Assistant e o Alexa da Amazon. E até os convidados podem ter acesso às definições da casa e eles próprios controlarem o ambiente.

Há novos produtos e atualizações, segundo George Yanni, diretor de tecnologia da empresa, como os novos globos largos das lâmpadas e o formato Edison que dão um ambiente vintage ao ambiente. São lâmpadas maiores, que fazem lembrar os primórdios da energia elétrica.

O Philips Hue Iris é um candeeiro da mesinha de cabeceira dos quartos que pretende oferecer luz indireta, ou seja, inclinada para uma parede, para não ferir os olhos. Tem cores saturadas, mas mais iluminadas, e será lançado em cores branco e preto, assim como designs dourados e prateado. A empresa considera-o um companheiro para acordar de manhã, ligando a luz com uma baixa intensidade, acompanhando o despertar dos seus utilizadores.

Já o candeeiro Ensis é uma espécie de barra horizontal, pendurada no teto, tem 3.000 lumens, e pode ser colocada por cima da mesa de jantar. A Philips afirma que esta é capaz de salientar os tons da comida, mas consegue também “pintar” toda a sala, pois pode projetar nas paredes brancas da sala a cor que o utilizador desejar. A fabricante tem uma lâmpada controlável também por Bluetooth.

No que diz respeito ao entretenimento, a Philips Hue tem também algumas novidades. Philips Hue Play Light Strip é uma iluminação personalizada, oferecida em forma de uma fita. Tem cinco canais de LED e pode ser colocada atrás de uma televisão de 55 polegadas, mas há outros tamanhos maiores se necessitar. A fita tem um formato para se acoplar nos televisores. O objetivo? Prolongar a experiência cinematográfica, por exemplo, durante uma explosão, as cores são projetadas na parede em sintonia, ajudando na imersão. Pode ser adicionado à experiência de filmes, desporto e claro, videojogos.

A Philips diz que o seu ecossistema suporta 10 fontes de luz na sua app, mas por exemplo, 9 fitas inteligentes contam com uma. A ideia é criar uma experiência única na sala de estar, em conjunto com o resto das lâmpadas. As fitas suportam até quatro equipamentos, sejam consolas, televisões ou caixas de vídeo, que os utilizadores podem emparelhar para uma experiência única. As fitas não podem ser cortadas, foram desenhadas para serem utilizadas de forma independente, pelo que se os utilizadores necessitarem de cobrir mais área terão de usar mais unidades. No entanto, também não é possível encaixar uma nas outras.

A aplicação de sincronização funciona igualmente no computador, para que os utilizadores possam adicionar ainda mais periféricos, como microfones e outros dispositivos musicais. A Philips afirma que irá disponibilizar o API da sua tecnologia das fitas a developers, para que possam tirar melhor partido da tecnologia nas suas aplicações.

Jasper Verhoot referiu que um conceito inteligente é a casa, ou melhor, a sua iluminação, comportar-se mediante a hora do dia e a utilização que é feita. Por exemplo, de noite, com as luzes apagadas, se formos à cozinha buscar um copo de água, automaticamente acende uma iluminação ténue que permite ver o percurso, mas sem a intensidade que nos desperte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.