Em semana da IFA, num misto de apresentações locais e digitais, muitas são as novidades tecnológicas das diversas fabricantes. Ainda ontem a Samsung revelou os detalhes do Galaxy Z Fold2, o seu próximo smartphones dobrável. Hoje convida-nos a descobrir o que tem na caixa, sob a mote “Live Unstoppable”. A ideia é adaptar-se a este novo “normal”, quando as pessoas estão confinadas a casa, devido à pandemia, mas como diz, “a vida não pode parar”.

A Samsung tem na calha novas televisões, equipamentos para casa e “novos produtos que nunca ninguém viu ainda”. A Samsung assume a missão de tornar a vida das pessoas melhor, através da tecnologia, referindo que cada produto que faz é inspirado na vida das utilizadores, sejam as televisões, ou máquinas de lavar inteligentes que poupam água, ou mesmo os frigoríficos que poupam espaço. E a tecnologia baseada em 5G que pretende ajudar todos os membros da casa. As chamadas de vídeo dos seus equipamentos cresceram 35% desde o isolamento, refere a empresa. E acredita que o 5G vai transformar a forma como iremos viver o futuro, conectado à internet. "A Samsung é a única empresa com capacidade de tornar o potencial em realidade", assume.

A Samsung, convidou-nos a visitar a sua cozinha do futuro, numa experiência 3D a partir do computador, revelando que é a que vende mais equipamentos da cozinha na Europa. A ideia da empresa é oferecer electrodomésticos ocupando pouco espaço, mas otimizados para maior eficiência. O seu novo frigorífico Bespoke tem três portas. Já o seu combinado promete mais espaço no interior, com múltiplos compartimentos e tecnologia "no frost". Destaque para as diferentes temperaturas no interior, para dar a todos os alimentos o ambiente que necessitam para serem melhor conservados. As suas prateleiras dinâmicas podem ser recolhidas, quando precisa, por exemplo, de colocar garrafas na frente. Tem uma estrutura amiga do ambiente, prometendo gastar menos 50% de energia. Destaca a sua caixa no interior, que pode ser dividida em duas partes, cada uma com diferentes temperaturas, uma para vegetais, outra para peixe, por exemplo, sem a necessidade de ter diferentes eletrodomésticos.

Os seus fornos da linha Infinite Line têm um formato vertical, prometendo diferentes refeições, e pode por exemplo, cozinhar em simultâneo através de vapor ou fazer um bolo em dois compartimentos diferentes. No que diz respeito a máquinas de lavar, os seus novos modelos utilizam inteligência artificial para conhecer os hábitos dos seus utilizadores, e assim tornar a lavagem mais eficiente. A WW9800T tem um sistema de lavagem personalizado, referindo que quanto mais lavar, mais aprende com as suas preferências, fazendo sugestões para as próximas utilizações.

A máquina tem quatro sensores para identificar o peso da roupa e o seu nível de sujidade. A Samsung refere que uma lavagem pode demorar menos 50% e o seu sistema de "borbulhas" ajuda a lavar e a preservar o ambiente, eliminando no processo 99,9% das bactérias da roupa. As novas máquinas têm um ranking de A+++. E estas não seriam inteligentes se não fossem conectadas, e por isso, pode usar o smartphone para programar as lavagens das máquinas, tal como dar instruções para começar a lavar, bem a tempo de terminar quando chega a casa.

A promover a conectividade entre os eletrodomésticos, a Samsung refere o smartphone Galaxy A42 5G, realçando o sistema de segurança Knox. Também as televisões da linha Sero pretendem enquadrar-se no ecossistema doméstico que a Samsung está a construir. Destaque para a sua utilização tanto na vertical, como na horizontal, como já tínhamos dado a conhecer anteriormente. As novas televisões prometem dar um toque tecnológico, ao mesmo tempo que pretende ser uma "peça de arte" nas paredes da casa, caso os utilizadores o desejem. O AirDresser foi revelado para ser usado nos armários e roupeiros, servindo para limpar o pó e desinfetar a roupa.

O Fit2 é a nova pulseira da Samsung para quem quer fazer as suas corridas diárias, ajudando a fazer 70 posições de exercícios. Tem uma bateria que pode durar 25 dias. Tem ainda o Sleep Score, o sistema de monitorização do sono. Ainda no que diz respeito ao exterior, no jardim, por exemplo, a Samsung tem modelos de televisão da gama Terrace, em diversos tamanhos. Trata-se de modelos com tecnologia anti-reflexo para ser visto no exterior e tem certificação IP55, significando que é à prova de água e pó. A televisão vem acompanhado de uma barra de som com ligação wireless, capaz de identificar o que o público está a assistir e adaptar o som.

A Samsung revelou o The Premier, um projetor com capacidade de imagem em dois tamanhos de 120 e 130 polegadas na própria parede. A ideia do cinema em casa da Samsung oferece tecnologia HDR10+, considerado o primeiro com esta qualidade de imagem. O projetor tem a mesma capacidade de imagem dos seus novos televisores. Infelizmente só chega a alguns países europeus este ano, e Portugal parece fora da lista. E como em casa também usamos tablets, a marca salientou o seu novo Galaxy Tab S7, salientando um serviço para os mais jovens. E o modelo Tab S7+ será o seu primeiro tablet 5G.

E para os gamers, a empresa tem dois novos monitores: o Odyssey G9 e o G7 sendo os primeiros com um ecrã de design curvo. A Samsung prometeu ainda uma entrada nos eSports, promovendo a Odyssey League, focado em PUBG. Ainda no entretenimento a sua nova barra de som inteligente para interior, tendo feito uma parceria com o Spotify para oferecer novas experiências de música em casa. As colunas são uma extensão natural da sua gama de televisores. E a sua nova televisão QLED 8K permite assistir a conteúdos 8K, mas igualmente inserido no ecossistema conectado dos diversos equipamentos da fabricante, incluindo smartphones, smartwatches e outros.

O seu purificador promete um ar mais limpo e higiénico, podendo ser ligado online. O aspirador Samsung Jet é uma espécie de estação de limpeza, que ocupa espaço e capacidade de sucção de 200 W, com baterias substituíveis com autonomia de duas horas. Os sistemas da Samsung prometem limpar o ar de pó.

Por fim, a Samsung revelou um sistema de carregamento wireless, capaz de alimentar três produtos em simultâneo: smartphone, smartwatch e os auriculares. De salientar ainda que o Galaxy Z Fold2 já se encontra em pré-reserva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.