Há algumas semanas os responsáveis da Acer que estiveram em Portugal revelaram quais as grandes apostas para o ano de 2013. Os computadores com ecrã sensível ao toque são uma "obrigatoriedade" na estratégia da empresa e foi este o denominador comum dos novos Acer que foram apresentados. A estrela da companhia é o Aspire R7.

O grande fator de diferenciação deste computador é o eixo que liga o ecrã ao teclado e que permite ajustar o computador em várias posições. Esta dobradiça foi batizada de Ezel Hinge e acaba por permitir uma maior liberdade de escolha na forma como um computador pode ser usado para as mais diversas funções.

Existem quatro posições primárias - portátil "tradicional", modo tablet, modo ecrã flutuante e modo de exibição, no qual o ecrã roda sobre si mesmo. Tirando a posição tablet, todas as restantes formas que o computador assume foram pensadas, segundo a fabricante, de maneira a que o teclado retroiluminado fique também ele numa posição que permita sempre os mesmos níveis de produtividade. Por esta razão é que o trackpad está acima do teclado e não em baixo como é normal.

[caption]Aspire R7[/caption]
[caption]Aspire R7[/caption]
[caption]Aspire R7[/caption]
O ecrã suporta ainda uma caneta stylus que pode ser uma mais-valia para determinados segmentos de utilizadores, como designers ou arquitetos, dadas as várias posições que o ecrã pode assumir.

Com um ecrã Full HD de 15,6 polegadas, processador Intel Core i5, 6GB de memória RAM, 500GB de armazenamento interno em disco rígido e outros 24GB em SSD, o Aspire R7 vai ter um custo de 999 euros no mercado português e vai ficar à venda durante o mês de junho.

Windows 8 sim, Windows RT nem tanto

A tecnológica de Taiwan apresentou ainda o Aspire P3, um ultrabook convertível que pode assumir a posição de tablet. O ecrã de 11,6 polegadas com resolução HD pode ser conjugado com um processador Intel Core i3 ou i5 e com um armazenamento interno de 60GB ou 120GB SSD. Também disponível a partir de junho em Portugal, a versão mais básica terá um preço de 599 euros.
[caption]Aspire P3[/caption]
A Acer renovou ainda as séries Aspire V5 e V7 tornando os computadores mais leves e mais potentes. O tamanho dos ecrãs pode variar entre as 11,6 e as 15,6 polegadas em HD ou Full HD, e podem ou não ser sensíveis ao toque. Os chips de processamento ficam a cargo da AMD, em versão dual-core ou quad-core. Desta forma a empresa acredita estar a disponibilizar um vasto leque de equipamentos que dá resposta às necessidades de vários tipos de utilizadores.

A chegada às lojas de retalho portuguesas está prevista para junho e os preços, dependendo da série e das especificações técnicas, começa nos 399 euros no caso dos V5 e nos 799 euros nos V7.

Todos os computadores anunciados estão equipados com Windows 8 e a empresa até revelou que tem planos para lançar tablets com Windows RT.. mas não na versão atual. A empresa asiática considera que esta versão do Windows RT não acrescenta nenhum valor diferenciador e que para já não vai lançar equipamentos com esta versão do Windows.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico