Os executivos da Acer não estão satisfeitos com o desempenho que o mercado dos computadores pessoais tem conhecido e a pensar nesta tendência estão a planear reduzir a linha de produtos Windows para apostar nos sistemas operativos da Google Android e Chrome OS.

A informação é do The Wall Street Journal e aparece depois de a tecnológica de Taiwan ter apresentado resultados negativos no segundo trimestre do ano. O chairman da Acer, J.T. Wang, referiu que é preciso fazer alguma coisa relativamente ao Windows pois as pessoas estão com medo de comprar computadores e estão a adiar cada vez mais esse tipo de decisões, por não terem confiança no mercado.

"Ainda não vi a luz ao fundo do túnel", disse o diretor executivo da empresa, Jim Wang. "Estamos a tentar fazer crescer o negócio não relacionado com o Windows o mais rápido possível", acrescentou o CEO.

O líder da Acer continuou, dizendo que o Android é muito popular em smartphones e dominante nos tablets, enquanto crê que os Chromebook também têm fortes possibilidades no mercado. Os dispositivos móveis são uma forma de garantir a sustentabilidade no futuro, considerou Jim Wang.

Até ao final do ano a tecnológica espera que entre 10 a 12% das receitas geradas já sejam provenientes de equipamentos vendidos com os sistemas operativos da Google. Em 2014 esse valor deverá crescer para cerca de 30%, sendo que os restantes 70% de receitas vão ter origem em equipamentos Windows, continuando a ser a maior fonte de rendimento da empresa oriental.

O TeK já tinha dado conta dos planos da Acer para o mercado português, estratégia que passa exatamente pela reentrada no segmento dos smartphones. O compromisso com o Windows está garantido e para tentar atrair utilizadores a marca aposta numa relação qualidade-preço, mas disponibilizando uma vasta linha de computadores com ecrãs táteis para dar resposta à procura dos consumidores.


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