A Novell revelou ontem que o acordo estabelecido na semana passada com a Microsoft vai custar à empresa de Redmond 308 milhões de dólares, entre custos de marketing e vales de acesso a suporte técnico. Os valores financeiros envolvidos no acordo não tinham sido divulgados aquando da assinatura do memorando.

O acordo tem uma duração de cinco anos, durante os quais a Microsoft oferece 350 mil vales aos clientes da Novell para suporte e manutenção do Suse Linux Enterprise Server. Estes vales devem ser distribuídos ao ritmo de 70 mil por ano.

A Microsoft vai ainda investir 94 milhões de dólares em vendas e marketing dos produtos SuSE, um dos pontos considerados no acordo que foi assinado.

Está ainda previsto o pagamento de 108 milhões de dólares relativos à resolução de todas as litigações relacionadas com patentes entre as duas empresas, mas a Novell terá também de pagar 40 milhões de dólares à Microsoft para garantir que esta não irá iniciar processos por violação de patentes, um valor baseado na venda de sistemas Linux.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft estabelece um acordo com um concorrente que acaba por ajudar financeiramente a empresa. Já antes a Sun tinha recebido 1,6 mil milhões de dólares para resolver um problema de litigação de patentes, iniciando também uma colaboração de venda cruzada de produtos.

Uma das preocupações levantada com o acordo entre a Novell e a Microsoft relaciona-se com a possibilidade de este violar as condições da licença GPL. Num FAQ publicado no seu site, a Novell garante que este acordo não contradiz de forma alguma as licenças GPL, usadas no kernel do Linux.

Notícias Relacionadas:

2006-11-03 - Microsoft e Novell planeiam compatibilidade entre sistemas operativos

2004-04-02 - Microsoft paga 1,6 mil milhões de dólares em acordo com Sun