
Os Açores estão cada vez mais "espaciais", agora com a ilha de Santa Maria a preparar-se para dar mais um passo no sentido de se tornar num dos principais pontos portugueses de investigação e desenvolvimento. A nova antena da Agência Espacial Europeia (ESA) tem 15 metros de altura e será transferida da cidade de Perth, na Austrália. Não foi ainda comunicado para quando está prevista a sua instalação.
Citado pela agência Lusa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior explica que este novo projeto “permitirá a Portugal reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA a partir dos Açores, bem como para outros operadores internacionais na área do espaço, nomeadamente ao nível de futuras missões científicas, exploração robótica, observação da Terra e, sobretudo, futuros lançadores de satélites”.
De acordo com a agência, a parceria é assinada esta segunda-feira em Paris, pelo ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo diretor da ESA, Jan Woerner.
Para além de complementar os serviços oferecidos pela antena de 5,5 metros já instalada em Santa Maria, instalação do novo dispositivo marca o início de uma nova fase do programa de desenvolvimento do centro internacional de investigação dos Açores, conhecido por AIR Center.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários