A TomTom deu a conhecer os resultados obtidos pela tecnologia Map Share desde que esta foi lançada, em Julho de 2007. Em seis meses, o sistema que permite a actualização manual dos mapas fornecidos pelos equipamentos GPS já angariou um total de meio milhão de utilizadores e mais de um milhão de alterações, um resultado que reflecte "o sucesso da tecnologia exclusiva" da empresa, informou Pedro Almeida, Country Manager da TomTom em Portugal.



Apesar de o número de utilizadores desta ferramenta em Portugal não ser conhecido, sabe-se que os mapas nacionais são dos que mais sofrem alterações. As modificações observadas nas estradas portuguesas já fazem com que Portugal seja o 8º país com maior número de actualizações de entre o total de regiões abrangidas pelo sistema de mapas.



Um estudo da empresa revela que entre 10 a 15 por cento das estradas mundiais são alteradas anualmente, o que leva a TomTom a actualizar os mapas que fornece cerca de quatro vezes por ano. Foi com base nestes resultados que a fabricante desenvolveu a tecnologia Map Share.



Através desta, os utilizadores podem reportar à empresa as alterações verificadas, como o nome das ruas, o sentido das vias ou os pontos de interesse. Todas as sugestões são avaliadas e só depois de confirmadas junto das autoridades locais é que passam a estar disponíveis para actualização dos mapas a partir do serviço TomTom Home.



De acordo com a empresa, só em Janeiro foram registadas mais de 347 mil alterações, cerca de 10 mil por dia, o que reflecte um aumento significativo face ao mês de lançamento da tecnologia, altura em que foram recebidas cerca de 1,6 mil modificações.



Actualmente, a TomTom está presente em todos os continentes vendendo os seus produtos em mais de 30 países. A empresa distribuiu 9,6 milhões produtos ao longo do ano que passou, o que lhe valeu uma quota de mercado de 50 por cento na Europa e de 25 por cento nos Estados Unidos. Em Portugal, por cada dois GPS vendidos, um é da TomTom, o que indica que, em 2007, a fabricante tenha comercializado cerca de 135 mil equipamentos, garantindo à empresa uma quota de mercado superior à média europeia.



A facturação global da companhia subiu 27 por cento no ano que passou, fixando-se agora nos 1,737 milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2008-02-14 - TomTom Map Share acumula um milhão de uploads