A Sony anunciou na sua página de FAQ's relativa à nova consola que é possível transferir a informação de uma máquina para a outra através de um adaptador de cartões de memória, o que permite aos jogadores continuarem a jogar na PS3 os jogos que iniciaram na PS2.


Para transferir as informações será necessário um acessório que será ligado à PS3 por porta USB, no qual serão inseridos os cartões de memória. Através deste acessório é transferida a informação do cartão para o disco da consola, onde os dados ficam arquivados num cartão de memória virtual. Desta forma, é possível continuar os jogos no ponto onde estes foram iniciados na consola antiga.


A Sony não revela no seu site o preço do adaptador, o que tem gerado várias especulações entre os órgãos de comunicação social e fãs das consolas da marca. Mas não é a única questão a causar divergência de opiniões.


Muitos questionam-se até que ponto esta será uma medida inteligente por parte da Sony. Enquanto uns afirmam que a compatibilidade entre consolas e jogos será fundamental para deixar a Xbox 360 da Microsoft para trás, outros defendem que o lançamento do adaptador prova que o desenvolvimento da PS3 foi mal pensado já que, "se a versão de 60GB da PS3 inclui leitores de cartões de memória integrados porque é que a fabricante não se lembrou de incluir também um adaptador?",afinal, a consola é feita pela Sony, que "tem sido a principal marca na venda de consolas nos últimos dez anos", refere Gordon Kelly num artigo de opinião publicado pela Trusted Reviews.


Paralelamente, a Microsoft tem-se debatido com algumas dificuldades uma vez que, para além das questões de compatibilidade de sistemas, os utilizadores da Xbox 360 querem ver a garantia do produto alargada de modo a terem assegurada a cobertura para o arranjo de possíveis falhas que têm sido encontradas na consola.


A Playstation 3 será lançada a 11 de Novembro no Japão e uma semana depois chega ao mercado europeu e norte-americano. A consola é disponibilizada nas versões de 20 GB - que custará 499 euros - e de 60 GB - 599 euros.

Notícias Relacionadas:

2006-05-09 - Playstation 3 com preço marcado em 499 euros para a Europa

2006-05-08- Sony demonstra nova Playstation na E3

2005-05-17 - Sony remete lançamento da PlayStation 3 para 2006