A Adobe organizou, por estes dias, a sua conferência anual. A empresa aproveita o evento para falar sobre design e sobre os seus produtos, mas há um espaço reservado às novidades pouco convencionais. Nem todos os que são apresentados neste palco chegam a figurar em produtos finais, mas um dos que foi mais detalhado este ano foi o Project Awesome Audio.

O software serve para limpar clipes de áudio no Adobe Audition com apenas um clique. Na prática, qualquer ruído ou feedback que esteja a corromper a qualidade de uma gravação, pode ser eliminado sem deixar qualquer rasto.

Adobe Aero, a nova aplicação de realidade aumentada para designers que não percebem muito do "assunto"
Adobe Aero, a nova aplicação de realidade aumentada para designers que não percebem muito do "assunto"
Ver artigo

A Adobe recorreu à inteligência artificial da empresa, a Sensei AI, para criar um sistema que diz "aperfeiçoar clipes de áudio de uma ponta à outra". Para limpar e melhorar áudios, normalmente é necessário isolar o problema manualmente e utilizar um conjunto de ferramentas para resolver aquela instância específica. Isto significa que uma gravação de 45 minutos, por exemplo, pode demorar várias horas a reparar.

A solução desenvolvida pela Adobe é meticulosa ao ponto de conseguir eliminar o eco de uma gravação feita num sítio com uma acústica de má qualidade e de extrair apenas a voz de uma faixa cheia de ruído e reverb, o que pode até ser impossível de fazer com certos programas de edição. E recorde-se, tudo isto pode ser feito com apenas um clique.

Segundo o Engadget, que teve direito a conversar com os autores do sistema, o Project Awesome Audio conseguiu transformar um clipe gravado com o microfone do computador numa gravação que parecia ter sido gravada com um micro profissional. Tudo isto, mais uma vez, com apenas um clique.

Um dos responsáveis pelo software acredita que este pode ser muito útil para quem tem de utilizar o smartphone para gravar clipes com regularidade, dado que apesar de razoáveis, os microfones dos telefones ainda não conseguem resultados com qualidade suficiente para disponibilizar ao público.

Para saber mais sobre o Project Awesome Audio, leia este artigo, da autoria dos responsáveis pelo sistema, Jiaqi Su, Zeyu Jin e Adam Finkelstein.