A inteligência artificial traz alguns desafios e a provável transformação da forma como se trabalha é um deles - ou pelo menos de certas funções ou profissões. Já todos teremos pensado quais serão alguns destes “postos em causa” e pode ter chegado a vez das e dos  influencers. O “alerta” vem de Espanha.

Aitana Lopez foi criada com recurso à inteligência artificial pela The Clueless, no verão passado, e é apresentada como uma mulher exuberante de Barcelona, com 25 anos, cabelo cor-de-rosa e de restante aparência física que estará próxima da perfeição.

A agência afirma ter projetado Aitana depois de passar por uma fase em que teve muitos projetos adiados ou cancelados com as marcas clientes devido a problemas com os influenciadores ou modelos que representava. Clique para ver com mais detalhe algumas das imagens publicadas no perfil @fit_aitana.

"Fizemo-lo para podermos viver melhor e não estarmos dependentes de outras pessoas que têm egos, que têm manias, ou que só querem ganhar muito dinheiro a posar", disse Rubén Cruz, fundador da The Clueless, citado pela Euronews.

A modelo virtual “ganha” cerca de mil euros por anúncio e a previsão dos seus criadores é que possa alcançar os 10.000 euros por mês. E se na altura da entrevista somava 121 mil seguidores, nos últimos dias angariou mais uns milhares, estando com mais de 140 mil seguidores neste momento.

Foi criada como uma entusiasta do fitness, determinada e com um caráter complexo, mas extrovertida e carinhosa. Conseguiu ser o rosto da Big, uma empresa de suplementos desportivos, e além disso e, tem fotografias suas em lingerie na Fanvue, uma plataforma semelhante à OnlyFans.

"Aitana foi objeto de muita reflexão. Criámo-la com base no que a sociedade mais gosta. Pensámos nos gostos, hobbies e nichos que têm sido tendência nos últimos anos", explicou Rúben Cruz.

O responsável pela agência revela ainda que a influencer virtual tem “traços de cultura oriental europeizada”, traduzidos no cabelo cor-de-rosa e no seu lado gamer.

O sucesso de Aitana é tal que os criadores já lançaram uma segunda modelo virtual chamada Maia, "um pouco mais tímida". Os nomes também não foram escolhidos ao acaso, ambos contêm "IA",  acrónimo de inteligência artificial.