Daqui por algum tempo será possível comprar um álbum musical, não no tradicional CD, mas num cartão MicroSD. A invenção é da SanDisk e dirige-se aos milhões de telemóveis e leitores de MP3 com este tipo de entrada.

O novo formato vai designar-se por SlotMusic e já recolheu o apoio de quatro das mais importantes editoras musicais e dois grandes retalhistas americanos, a Wal-mart e a Best Buy, que já deverão vender o produto mais para o final deste ano.

A utilização do SlotMusic é simples, bastando ao utilizador introduzir o cartão no equipamento e começar a ouvir música. Será também possível usar este SlotMusic, que oferece música sem protecção à cópia, em qualquer computador com entrada USB.

Oficialmente não são conhecidos preços mas a imprensa internacional já avança alguns números, apontando um preço entre os 7 e os 10 dólares para cada cartão. No que se refere à oferta, as mesmas fontes apontam para um arranque das vendas do novo formato suportado em 29 álbuns.

Em acordo com a SanDisk - que atravessa neste momento uma Oferta Pública de Aquisição por parte da Samsung - estão a EMI Music, Sony BMG, Universal Music Group e a Warner Music.

Com as vendas de CDs em queda e o sucesso crescente de dispositivos digitais como os leitores de MP3 e o telemóvel para ouvir música, o novo formato pretende dar uma resposta imediata a um desejo do utilizador, que o hoje tem de passar pela compra online de música ou a cópia do CD para outro suporte.