A lista de equipamentos com que a Alexa consegue interagir, não para de crescer. Depois de smartphones, televisões, carros, frigoríficos, máquinas de lavar roupa e uma (quase) infindável panóplia de outros gadgets, a assistente virtual da Amazon, que tem o seu habitat natural numa linha de colunas inteligentes, vai agora poder controlar microondas e fornos de cozinha. Contudo, apesar da novidade, a gigante norte-americana confirma que vai ser adicionado suporte para outros eletrodomésticos ao longo dos próximos meses.

Alexa incorpora SpongeBob e Elmo para jogar com os mais novos
Alexa incorpora SpongeBob e Elmo para jogar com os mais novos
Ver artigo

Segundo a empresa, é possível pedir à Alexa que aqueça o conteúdo do microondas durante um dado tempo a uma dada temperatura, ou que passe o forno para o modo grill durante os próximos 15 minutos, por exemplo.

A maior limitação destas funcionalidades é a compatibilidade, que ainda se encontra restrita a um pequeno conjunto de modelos de marcas como a Whirlpool, a GE, a LG, a Samsung e a Kenmore. Se tiver um microondas ou um forno inteligente de uma destas marcas e estiver interessado em emparelhá-lo com o seu Amazon Echo, saiba que terá ainda de o atualizar. O suporte ainda não está disponível, mas ficará pronto dentro de algumas semanas.

Apesar de esta não ser a primeira investida da Amazon no segmento dos eletrodomésticos, este parece ser um mercado onde a empresa vê futuro para a Alexa, uma vez que a assistente pode realmente ajudar o utilizador a realizar várias tarefas em simultâneo enquanto cozinha. Estas primeiras parcerias pavimentam o futuro do gadget neste mercado que deverá trazer dividendos à gigante tecnológica numa fase de maior amadurecimento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.