A Xbox One já conta com as capacidades da Cortana, mas a presença da assistente virtual pode não ser tão útil quanto seria a da Alexa ou do próprio Google Assistant. Isto porque ambos os sistemas estão instalados em colunas de inteligência artificial disponíveis no mercado - que têm provado ser um grande sucesso junto de alguns segmentos - e em inúmeros smartphones. Mas de acordo com o Windows Central, a integração entre ambos os sistemas está iminente.

O portal, especialista em temas relacionados com a Microsoft, adianta que a consola vai ganhar suporte para ambos os assistentes, permitindo assim que os jogadores escolham a IA com que pretendem interagir. Antes de a utilizarem, contudo, terão de instalar o software adequado e selecionar o sistema como padrão nas definições.

Não é certo que tipo de comandos serão disponibilizados, mas uma vez que a Xbox é um terminal de entretenimento, não é difícil especular acerca de uma possível lista. Pedir que a assistente inicie um jogo, pause uma série no Netflix ou abra menus específicos dentro do OS da consola, são apenas algumas das possibilidades.

Com a próxima edição da E3 "à porta", é possível que a atualização seja anunciada durante o certame, que se realiza entre os próximos dias 12 e 15 de junho.

Este é apenas mais um equipamento contagiado com as potencialidades das assistentes virtuais que, atualmente, já estão presentes em smartphones, carros, eletrodomésticos, televisões, colunas e muitos outros aparelhos quotidianos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.