Depois dos carros e, mais recentemente, dos micro-ondas e fornos de cozinha, a Alexa prepara-se agora para “dominar” no Windows 10. A assistente virtual doméstica da Amazon vai ser adotada por fabricantes como a HP, ASUS e Acer.

ZenBook e VivoBook da ASUS, os Pavilion Wave, da HP, e Spin e Aspire, da Acer, são alguns dos modelos que vão passar a integrar a tecnologia, lá mais para o final do ano, segundo o anúncio feito na senda de mais uma CES.

Para o efeito, a Amazon irá lançar uma versão especial da app da Alexa na próxima primavera, que será depois integrada pelas fabricantes, conjugada com a tecnologia Smart Sound da Intel, assegurando que a assistente doméstica “apanha” a voz do utilizador mesmo quendo este não está perto do PC.

Os donos de notebooks e desktops compatíveis podem passar a pedir à Alexa para verificar o calendário, criar listas e responder a questões, reproduzir as suas músicas, podcast ou audiobooks favoritos; e gerir dispositivos smart home para controlar luzes, termóstatos e aplicações domésticas, através de comandos de voz.

.