A Altice Labs obteve um novo reconhecimento de patente nos Estados Unidos, com o registo do módulo ótico Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module. A patente foi concedida pela United States Patent and Trademark Office (USPTO) e refere-se a um módulo ótico compacto capaz de duplicar a capacidade de portas GPON em equipamentos de telecomunicações.

A tecnologia será aplicada em Terminais de Linha Ótica (OLT) em centrais de telecomunicações. Esta aumenta a densidade de terminais de rede ótica passiva (PON) por cada equipamento. Esta tecnologia procura responder à procura de maior capacidade e velocidade nas redes de telecomunicações devido ao aumento exponencial de utilizadores e equipamentos ligados.

“Esta conquista, que muito nos orgulha, reforça a posição da Altice Labs na vanguarda da inovação em telecomunicações”, apontou Paulo Firmeza, Diretor-Geral da Altice Labs. A patente registada nos Estados Unidos junta-se a um portfólio de propriedade intelectual da Altice Labs, junta-se a outras apontadas em 2024.

Anteriormente, a Altice Labs tinha registado a patente da plataforma BOTSchool, uma solução que permite interpretar linguagem falada e escrita para interações mais naturais. Em agosto somava a quinta patente em 2024, incluindo uma componente de software que otimiza os sistemas de processamento de dados, como o Sistema de Cobrança Online (OCS), através da distribuição inteligente de recursos e adaptação dos respetivos limites de carga em várias interfaces.

O sistema já está integrado no sistema de Online Charging NGIN OCS 4G da AlticeLabs, como solução para limitar de forma inteligente os pedidos que serão atendidos ou descartados em situações de sobrecarga do sistema.

A Altice Labs revelou ainda que submeteu novos pedidos de patentes europeias, nas áreas de rede ótica passiva, plataformas digitais, gestão e análise avançada de conteúdos audiovisuais, processamento de linguagem natural e IA. No Reino Unido pediu o registo na rede ótica passiva e nos Estados Unidos o esmo pedido, assim como de gestão de redes óticas.

Altice Labs tem outros 61 pedidos de patente em fase de avaliação, a nível internacional e nos Estados Unidos, com destaque para tecnologias na área das redes de fibra ótica, pela sua importância na atividade da estrutura que herdou o know-how da PT Inovação. Este ano o polo de inovação português já viu garantidas outras cinco patentes (para além das que estão em apreciação), três das quais internacionais. No ano passado, foram submetidos 12 pedidos de patentes, a nível nacional e internacional, e nos anos anteriores a média também supera a dezena.

Altice Labs soma 900 colaboradores a nível global. Para este ano tem previsto um investimento em inovação de 23 milhões de euros e nos últimos cinco investiu 360 milhões de euros em inovação científica e tecnológica.