Estão abertas as candidaturas para a 4ª Edição do Prémio de Inovação Tecnológica em Portugal, o Altice International Innovation Award (AIIA) promovido pela Altice Labs da Altice Portugal. Até 30 de setembro as empresas podem enviar a sua candidatura ao concurso que tem como objetivo de “reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, potenciando o talento nacional e difundindo-o dentro e fora de portas”, refere a empresa em comunicado.

A AIIA promove assim a competitividade de empreendedores e startups, mas também estudantes de mestrado e doutoramento em instituições académicas de Portugal. Em jogo está um prémio de 50 mil euros para o vencedor da categoria Startups, assim como a possibilidade de concretizar um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com uma duração mínima de 9 meses. O vencedor da categoria Academia recebe um prémio de 25 mil euros.

Esta iniciativa tem a parceria, pelo terceiro ano consecutivo, da Agência Nacional de Inovação (ANI), que vai atribuir o prémio Born From Knowledge ao projeto finalista que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento, e desta forma valorizar o conhecimento científico e tecnológico nacional.

A Altice Portugal explica que, devido ao atual momento pandémico, o prémio AIIA está limitado ao território português. No entanto, reforça a participação alunos estrangeiros (em intercâmbio internacional a decorrer em Portugal) e startups oriundas de outros países (com filial em Portugal).

A final da iniciativa será disputada no final do mês de novembro. As inscrições pode ser feitas online no seu website oficial.

Desde 2016, ano de estreia do Altice International Innovation Awards, foram submetidas mais de 200 candidaturas, sendo premiados seis projetos num valor superior a 200 mil euros, refere a empresa. Só no ano passado, na sua terceira edição, foram submetidas 90 candidaturas, destacando-se o projeto iLOF com vencedor da categoria Startups e o Neural Motor Behaviour in Extreme Driving na categoria Academia.