A solução que a Altice Empresa apresenta é concebida caso a caso mediante um processo de qualificação de cliente, e fica disponível para empresas com serviços no Data Center da Covilhã. É também um marco no desenvolvimento de comunicações quânticas e garante o acesso a um nível mais elevado de segurança que ainda não está disponível de forma generalizada.

A demonstração consistiu numa interligação segura por chaves quânticas entre o cliente iTech-ON, uma empresa de I&D de tecnologias de informação sediada no Fundão, e os serviços de Cloud da Altice Portugal no Data Center. Contou com a parceria da Warpcom, um integrador tecnológico nas áreas de cibersegurança e redes que desenhou e integrou toda a solução, a Fortinet, uma empresa na área de cibersegurança, e a ID Quantique, especializado em soluções de criptografia, que asseguraram o fornecimento de hardware e software da demonstração.

Em 2021 já tinha sido feita a demonstração de uma ligação entre a Gare do Oriente e o Pragal, que contou com a Warpcom e a ID Quantique que lideram o consórcio, onde se incluem ainda a Deloitte, a Fortinet e a IP Telecom

O reforço da cibersegurança é um dos objetivos desta solução, como explica João Teixeira, CTO da Altice Portugal, que lembra que à medida que as empresas se tornam mais digitais, os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados.

“A integração da solução do QKDaaS no ecossistema da Altice Portugal é uma mais-valia no conjunto de soluções de segurança de acesso à cloud da Altice Empresas com aplicação em diversas áreas”, justifica João Teixeira.

Através desta solução, a Altice Empresas permite que os seus clientes possam fazer comunicações que estão cifradas por chaves aleatórias geradas por tecnologias quânticas e distribuídas por QKD, enquadrando-se no conceito “quantum keys-as-a-service” (QaaS), um serviço complementar às ofertas de networking e de Cloud.

Nível de segurança imbatível do ponto de vista teórico

O nível de cifra da Quantum Key Distribution Technology (QKD)  aumenta exponencialmente a segurança, protegendo os dados, e fica agora disponível para organizações em setores mais sensíveis, como a área financeira, a saúde e mesmo organizações governamentais e militares.

Yasser Omar, professor do IST e investigador do Instituto de Telecomunicações onde fundou e lidera o Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas, explicou ao SAPO TEK que o desenvolvimento das comunicações quânticas são um elemento fundamental para aumentar a segurança na transmissão de dados e que a distribuição das chaves quânticas é uma das aplicações que a evolução da tecnologia está a colocar à disposição das empresas, mas que é ainda um nível muito elevado, que garante uma privacidade imbativel que não é equiparado a nenhum sistema clássico.

"Há uma necessidade de maior segurança da informação e a criptografia quântica é inatacável do ponto de vista teórico", afirma, lembrando que a proteção dos dados é um aspecto central das nossas sociedades e economias, sendo necessária segurança na transmissão de dados, programas de software e rotinas das empresas.

A oferta que a Altice Empresas apresenta está ainda disponível de forma limitada, o que o professor do IST admite que é natural dada a especificidade da solução.

"Neste momento é um nível premium para as organizações privadas e públicas que tenham dados extremamente sensíveis e que queiram garantir que não há maneira de escutar a informação. Ainda é difícil prever se um dia se vai tornar corriqueiro", explica Yasser Omar.

A tecnologia está ainda a dar os primeiros passos e já foi demonstrada por alguns operadores, embora existam ainda algumas limitações a ultrapassar para a generalização, em especial a distância nas comunicações terrestres. Está a ser estudada a comunicação por satélites que possam ultrapassar estes obstáculos, e o IST também está a envolvido em projetos nesse sentido.

O potencial da tecnologia foi demonstrado pela Altice empresas no evento “Tecnologia de Informação Quântica: uma nova abordagem à segurança”

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.