A Volareo tinha como objetivo inicial angariar 20 mil dólares através da plataforma de crowdfunding Indiegogo, valor claramente ultrapassado quando ainda faltam 25 dias para o fim da campanha, tendo o projeto amealhado quase 24 mil dólares. Trata-se de (alegadamente) o primeiro altifalante inteligente independente que tem o objetivo “trazer justiça e liberdade à indústria musical”.

Segundo a descrição do periférico, este smart speaker suporta fontes open source, integrando as plataformas de streaming assentes em blockchain, refere o comunicado.

O projeto foi desenhado para artistas e utilizadores interagirem, procurando músicas através da voz, de forma segura e privada. Para já, o dispositivo reconhece os idiomas inglês, holandês, espanhol e francês, mas outras línguas serão adicionadas através de atualizações.

A empresa refere que fez uma parceria com a Musicoin, uma plataforma de música que assenta em blockchain, que compensa os músicos “de forma justa” por cada stream. Na aquisição do Volareo, este vem com uma carteira virtual de 500 Musicoin (cerca de 10 dólares) que servirá para doar aos artistas que goste, e para tal basta apenas dar um comando de voz ou aplaudir a prestação. Poderá ainda adquirir merchandising da mesma forma.

Os planos da empresa passam por construir uma plataforma de software aberta agregadora de serviços de streaming via blockchain, incluindo a venda de bilhetes para concertos e produtos relacionados com as bandas.

As primeiras encomendas do Volareo podem ser feitas diretamente na página da campanha do Indiegogo, custando 89 dólares aos primeiros aderentes interessados, até ao dia 15 de setembro. As entregas começarão no primeiro trimestre de 2019.