O phishing é uma das estratégias mais populares entre os hackers e, de acordo com a Kaspersky, 50% dos ataques registados em 2017, teriam como objetivo o roubo de quantias monetárias aos seus alvos. Este não é um desses casos.

Na estado norte-americano da Califórnia, um estudante do liceu de Ygnacio Valley, montou um esquema de phishing para aceder ao sistema informático da escola para alterar as notas de alguns estudantes. O adolescente foi detido esta semana.

Criptomoedas e Mundial de Futebol 2018. Estes foram dos temas mais usados para spam e phishing em 2017
Criptomoedas e Mundial de Futebol 2018. Estes foram dos temas mais usados para spam e phishing em 2017
Ver artigo

O suspeito montou um portal falso, semelhante à versão oficial do site da escola, e remeteu emails aos professores para os aliciar a inscreverem-se nesta nova página. Um dos professores caiu no engodo e acabou por expor o seu nome de utilizador e password. Desta forma, o hacker conseguiu entrar na rede do agrupamento de escolas de Mount Diablo para alterar algumas das classificações atribuídas pelos professores. Um dos agentes envolvidos na investigação adiantou à estação televisiva local que "as notas de entre 10 a 15 estudantes foram mudadas".

A autoridade policial localizou o suspeito através do IP do endereço de correio eletrónico que este utilizou para contactar os professores.

O estudante foi entretanto suspenso do liceu de Ygnacio Valley e aguarda julgamento. À estação californiana KPIX, o aluno disse querer trabalhar em TI no futuro e assumiu estar profundamente arrependido. O Gizmodo sublinha que esquemas semelhantes foram utilizados para penetrar as redes informáticas de agrupamentos de escolas pertencentes a outros estados, como o Alabama, Louisiana, Nova Iorque e Kansas. O estudante afirmou ainda que um dos objetivos por detrás do seu ataque era destacar as falhas de segurança que afetam o sistema informático das escolas do distrito.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.