A Amazon está a planear o lançamento de 3.236 satélites em órbita baixa da Terra. O objetivo é proporcionar o acesso à internet de banda larga de alta velocidade a pontos do globo que ainda não dispõem de cobertura. Ainda hoje foi revelado que o Facebook tem planos para criar um cabo submarino de dados em torno do continente africano.
De acordo com a GeekWire, o projeto tem o nome de código “Project Kuiper” e poderá custar milhares de milhões de dólares à empresa de Jeff Bezos. Este investimento colocaria a Amazon em concorrência com empresas como a SpaceX, a OneWeb ou a Telesat, que também têm planos para a implementação de um serviço de internet por satélite.
Uma porta-voz da Amazon confirmou a existência do projeto à GeekWire, afirmando que esta iniciativa irá levar “conectividade de banda larga, com latência baixa e alta velocidade, a comunidades espalhadas pelo mundo com pouco ou nenhum serviço de internet”. A mesma representante acrescenta que este “projeto a longo prazo visa servir dezenas de milhões de pessoas que não dispõem do acesso básico à internet”, manifestando a disponibilidade da Amazon para formar parcerias com outras empresas que partilhem da mesma visão.
Os satélites do Project Kuiper vão cobrir a Terra numa latitude entre os 56 graus norte e os 56 graus sul, numa área onde se estima que viva cerca de 95% da população mundial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários