A Amazon é uma das maiores responsáveis pela massificação das assistentes virtuais, mas, de acordo com a Bloomberg, Jeff Bezos estabeleceu uma nova meta que poderá elevar o nome da empresa a um novo patamar. Segundo a agência noticiosa, a tecnológica está a trabalhar num mordomo robótico que, ao contrário dos restantes, não se ficará pelas demonstrações empresariais. O objetivo, neste caso, é desenvolver uma solução comerciável que possa abrir uma nova era para a robótica no segmento da eletrónica de consumo.

Robot não correspondeu às expetativas do patrão e foi despedido
Robot não correspondeu às expetativas do patrão e foi despedido
Ver artigo

O website, que cita fontes próximas da empresa, adianta que a divisão de hardware da gigante norte-americana está a trabalhar num android doméstico. "Vesta" é o nome de código do aparelho, que começará a ser testado já no final deste ano, na casa de alguns empregados da Amazon.

Ao que aparenta, o robot está a ser desenvolvido há já alguns anos, mas foi no início de 2018 que a empresa começou a recrutar especialistas em robótica em maior número.

O aparelho encontra-se a ser desenvolvido num regime de secretismo que não nos permite adiantar possíveis funcionalidades do robot, embora seja mais do que certa a integração das capacidades da assistente virtual Alexa. A Bloomberg adianta ainda que os primeiros protótipos integram funcionalidades de locomoção, potenciadas por tecnologias de reconhecimento espacial que lhes permitem deslocar-se pela casa sem embaterem em qualquer obstáculo.

Note que não existem quaisquer garantias sobre um possível lançamento no mercado. Com a tecnologia que está à disposição das empresas, os robots domésticos ainda são conceitos difíceis de materializar, como provam os nomes mais conhecidos deste segmento, que pouca utilidade demonstram para uma vida quotidiana mais agilizada e automática. Como nota a imprensa internacional, o mais bem sucedido na casa dos utilizadores, hoje em dia, está apenas encarregado de aspirar o chão.