Portugal vai ganhar uma zona local de serviços cloud da Amazon em 2022. O país está entre as 30 novas localizações para onde a Amazon pretende estender o cardápio de serviços locais durante o próximo ano, como mostra o mapa. Com esta expansão as Zonas Locais AWS chegam a 21 novos países.

As Zonas Locais da AWS dão acesso a um conjunto de serviços de computação, storage, ou bases de dados, que os clientes da empresa passam a poder usar e disponibilizar mais perto da sua localização geográfica. São um tipo de infraestrutura da AWS desenvolvido para executar cargas de trabalho que exigem latência inferior a 10 milissegundos, como aplicações de desktop virtual de renderização de vídeo e utilização intensiva de gráficos.

“Nem todos os clientes desejam operar o seu próprio datacenter no local, ao passo que outros podem ter interesse em livrar-se completamente do seu datacenter local”, refere a empresa na área de esclarecimento de dúvidas do site sobre as zonas locais. “As zonas locais permitem que os clientes obtenham todos os benefícios de ter os recursos de computação e armazenamento mais próximos dos utilizadores finais, sem a necessidade de ter e operar sua própria infraestrutura de datacenter”, continua a empresa.

Tek AWS Zonas Locais
créditos: Amazon

Estas zonas locais ligam-se a regiões principais através de redes privadas, redundantes e de banda larga de alto débito e são a forma que a Amazon encontrou de estender a um número maior de geografias serviços que exigem alta disponibilidade, complementando a capacidade dos data centers principais da empresa.

A Amazon está em Portugal desde 2018. Aqui ao lado, em Espanha, a empresa está a criar um centro de armazenamento de dados, para dar suporte às necessidades dos clientes regionais. Deve estar pronto no início do próximo ano e implica um investimento a 10 anos de 2,5 mil milhões de euros. Segundo informação disponibilizada pela empresa em junho, vai empregar cerca de 1.300 pessoas.